Estande da Serra é destaque no primeiro dia da 3ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento acontece até esta sexta-feira (5)

Estande da Serra é destaque no primeiro dia da 3ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação


Texto: Djeisan Maria - Foto: Dayana Souza

O estande da Prefeitura da Serra já é um dos pontos mais movimentados da 3ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo. Logo no primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (3), centenas de visitantes passaram pelo espaço, no Parque da Cidade, para conhecer de perto as iniciativas que unem tecnologia, educação, inovação e cidadania.

No local, o público encontra uma série de atrações, como:

- Exposição de Equipamentos de Geoprocessamento – tripé, estação total, régua de leitura, trena digital, trena manual e drone, que mostram como a tecnologia apoia a gestão pública.
- Aplicações Práticas com ArcGIS– Cases de Sucesso – demonstrações de como os dados geoespaciais já transformam a administração municipal.
- Atividades Lúdicas e Educativas – entre elas, o Serra Goods, passeio virtual por pontos históricos e culturais da cidade, e a Caça ao Tesouro Geoespacial, que ensina noções de localização de forma divertida.
- Jogo interativo “Missão Linguagem Simples” – desafio educativo que integra o Programa de Linguagem Simples da Serra, pioneiro no Espírito Santo.
- Cursos de especialização – oportunidades de acesso a capacitação profissional.

Durante a abertura do evento, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, destacou a importância da participação do município. “Gratidão imensa receber esse evento. As parcerias, como essa com o Governo do Estado, são importantes para impulsionar a inovação. Todo esse trabalho tem rendido bons frutos, a exemplo da nossa recente premiação, em Minas Gerais, como cidade tecnológica”, comentou.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, reforçou a visão de futuro. “Estamos pensando o futuro de maneira inovadora e sustentável. A inovação e a tecnologia precisam dialogar com a sustentabilidade e a geração de empregos. Queremos que a Serra seja um exemplo de ecossistema de inovação. Tenho certeza de que, neste evento, teremos bons debates que vão nortear oportunidades para a juventude conquistar conhecimentos importantes”, disse.

Já o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou a dimensão do evento.“Temos, nos próximos três dias, a presença de diversos municípios e a expectativa de receber mais de cinco mil pessoas. Serão quatro palestras, nove painéis, uma rodada de negócios e mais de 80 expositores reunidos”, explicou.

Programação continua até sexta-feira (5)

A programação do estande segue nesta quinta-feira (4), quando a Educação da Serra vai apresentar o projeto de robótica com lego “A Corte de Lovelace Kids”, realizado no Cmei Nilda Vanette em parceria com o Ifes. O público também vai conhecer as oportunidades de formação do Polo UAB/UnAC.

Na sexta-feira (5), o estande da Serra vai abrir espaço para uma ação especial de bem-estar animal: a adoção de cães e gatos. O público poderá conhecer de perto os animais disponíveis e, aqueles que desejarem, terão a chance de oferecer um novo lar aos bichinhos.