Conheça a Patrulha Maria da Penha: nova força de proteção às mulheres da Serra
A Patrulha Maria da Penha fortalece o combate à violência contra a mulher e é operada pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra

Texto: Jonathas Gomes e Sâmia de Oliveira
- Foto: Dayana Souza/PMS
Pronta para agir, garantir direitos e romper o ciclo da violência, a Patrulha Maria da Penha já está em operação na Serra e fortalece a rede de proteção à mulher no município. No primeiro mês de operação, o novo serviço atuou em quatro acionamentos para atender mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero.
Coordenada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), a Patrulha Maria da Penha fortalece o combate à violência contra a mulher e é operada pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Entre as principais atribuições do novo equipamento estão o acompanhamento de mulheres em situação de violência, o cumprimento de medidas protetivas de urgência, a realização de visitas periódicas para monitorar possíveis riscos, além da busca ativa de materiais e documentos necessários ao atendimento das vítimas.
A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destaca a importância da cooperação com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e ressalta como a criação da Patrulha Maria da Penha irá fortalecer a rede de combate à violência de gênero no município.
“Com a criação da Patrulha Maria da Penha, damos mais um passo importante no fortalecimento da segurança das mulheres em nosso município. Essa é uma ação concreta no combate à violência de gênero, que reforça o compromisso da Serra com a proteção, o acolhimento e a dignidade das nossas moradoras”, afirma.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Lilian Mota, também enfatiza o impacto da nova iniciativa.
“A Patrulha Maria da Penha é resultado de um trabalho coletivo que valoriza a vida e a dignidade das mulheres serranas. A parceria entre a Seppom e a Sedes, por meio da Guarda Municipal, amplia a rede de proteção, garantindo que nenhuma mulher esteja sozinha diante da violência. Esse é um marco para a nossa cidade e para todas que acreditam em uma Serra mais justa e igualitária”, destaca.
Tira-dúvidas
O que é a Patrulha Maria da Penha?
É um serviço especializado da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom). Foi criada para acompanhar e proteger mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, com ou sem medidas protetivas.
Como funciona?
A Patrulha Maria da Penha é acionada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramvis) sempre que necessário. Entre suas principais atribuições estão o atendimento em casos de descumprimento de medidas protetivas, a busca ativa de materiais e documentos e outras ações voltadas para a segurança, proteção e acompanhamento das mulheres em situação de violência.
Qual é o objetivo da patrulha?
O principal objetivo da Patrulha Maria da Penha é fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. A atuação da Patrulha, coordenada pelas secretarias de Defesa Social da Serra (Sedes) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPOM), busca garantir segurança, apoio e orientação às vítimas, contribuindo de forma efetiva para a quebra do ciclo da violência.
Quem pode ser atendida pela Patrulha Maria da Penha?
Podem ser atendidas pela Patrulha Maria da Penha mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou de gênero, com ou sem medidas protetivas, que estejam sendo acompanhadas pelo Cramvis. O acionamento da Patrulha é realizado exclusivamente pelos servidores do Cramvis, a partir do acompanhamento das usuárias do serviço.
É necessário ter medida protetiva para receber acompanhamento?
Não é necessário que a mulher tenha medida protetiva para que a Patrulha seja acionada. Basta haver a quebra de um direito para que a situação seja analisada e, quando necessário, a Patrulha seja mobilizada.