Crianças do Cmei Cora Coralina aprendem sobre cultura e pontos turísticos da Serra
Com atividades lúdicas como pinturas, cartazes e apresentações culturais os pequenos estão conhecendo melhor as belezas da cidade

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cora Coralina, no bairro Parque Residencial Tubarão, estão aprendendo sobre a cultura e os pontos turísticos da Serra em um projeto pedagógico que será trabalhado durante todo o ano letivo. O projeto institucional “Descobrindo a cultura e as belezas da Serra”, envolve a produção de pinturas, desenhos, confecção de maquetes e apresentações, além de rodas de conversa em sala de aula. Até dezembro, todas as atividades realizadas na unidade estarão relacionadas a esse tema.
As apresentações dos trabalhos serão realizadas a cada mês: os grupos 5 (crianças de cinco anos) realizaram em maio, enquanto os grupos 4 farão suas apresentações em junho. Já os grupos 2 e 3 se apresentarão em agosto.
Entre as atividades já realizadas, os pequenos colocaram a mão na massa e produziram uma maquete do Morro do Mestre Álvaro com argila. Também foram confeccionados cartazes, quadros com ilustrações e pinturas dos principais pontos turísticos do município. Uma exposição foi montada com o material produzido por eles, além de apresentações culturais com poesias, danças e a encenação da lenda do Pássaro de Fogo. .
Segundo a diretora Graziella Krugel, o objetivo principal do projeto é promover, desde a primeira infância, o sentimento de pertencimento ao município, além de ampliar o conhecimento das crianças sobre os pontos turísticos, a história e as tradições culturais da Serra. Tudo isso com atividades lúdicas, artísticas e pedagógicas que estimulam a criatividade e a valorização do patrimônio local.
“Queremos que as nossas crianças se reconheçam como parte da história da cidade. Ao conhecer os pontos turísticos e as tradições da Serra, elas constroem uma identidade cidadã desde cedo. É bonito ver como elas se envolvem com cada etapa do projeto. Iniciativas como essa fortalecem os laços entre o Cmei, a comunidade e o nosso território, promovendo uma educação significativa e transformadora.”, afirma a diretora.
Um dos destaques do projeto é o mural coletivo que ilustra a diversidade e a riqueza natural e histórica da cidade. A pintura retrata paisagens como as praias serranas, a Igreja dos Reis Magos, o Parque da Cidade, a Ponte de Nova Almeida, a região de Queimado, além do morro do Mestre Álvaro. O desenho foi criado pela professora de arte da rede municipal, Camila Louzada Lordelo, e pintado com a participação das crianças dos turnos matutino e vespertino.