Planalto Serrano recebe 1ª Teia de Pontos e Pontões de Cultura da Serra
As atividades vão acontecer no Centro Municipal da Juventude e na praça do bloco B com entrada gratuita
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Divulgação
O bairro Planalto Serrano será o palco da 1ª Teia de Pontos e Pontões de Cultura da Serra, neste sábado (29), com o tema “Tecendo a Teia com os territórios culturais da cidade”, junto a mais uma edição do projeto Lona de Cultura e Arte.
Com entrada gratuita, a iniciativa busca fortalecer e criar uma rede colaborativa entre os "Pontos e Pontões" de Cultura da Serra, fomentar a produção cultural regional, divulgar artistas locais e ampliar o acesso democrático às diversas linguagens artísticas, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia criativa da cultura estadual.
A programação será realizada em dois locais. Pela manhã, das 9h às 12h, o Centro Municipal da Juventude (Planalto Serrano – Bloco A) recebe o Fórum Municipal de Pontos e Pontões de Cultura. À tarde, a partir das 15h, a Praça do Bloco B se transforma em um grande palco cultural itinerante, com acesso gratuito para todos os públicos.
As atividades incluem a Mostra Cultural que integra a Teia Municipal dos Pontos e Pontões de Cultura da Serra e o projeto Lona de Cultura e Arte. A proposta também traz reflexões sobre a relação entre humanidade e natureza, discutindo a crise climática por meio de múltiplas expressões culturais.
A realização é do Pontão de Cultura Academia de Sonhos, do Conselho Municipal de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
De acordo com a organização, o objetivo é fortalecer as redes comunitárias e a produção local, alinhando a iniciativa às Teias Estadual e Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, previstas para janeiro e março de 2026, em Aracruz.
Projeto Lona de Cultura e Arte
O projeto Lona de Cultura e Arte (edições 2025-2026) é uma realização do Instituto Academia de Sonhos, com apoio por meio de Termo de Fomento da Secretaria da Cultura (Secult). Esta edição está conectada à mudança de comportamento da humanidade em relação à natureza, abordando a crise climática por meio de atividades culturais e da realização da 1ª Mostra Cultural dos Pontos e Pontões de Cultura da Serra.