Dia das Mães: Filhos aprendem sobre a rotina das mães à frente da segurança da Serra
A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da Cidade, em Parque Residencial de Laranjeiras

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Dayana Souza
Em uma celebração de Dia das Mães repleta de emoções, crianças e adolescentes tiveram a chance de viver uma experiência única e inesquecível: conhecer a rotina de trabalho de suas mães à frente da segurança da Serra. A ação homenageou as mães na linha de frente da proteção da cidade.
A ação aconteceu nesta sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da Cidade, em Parque Residencial de Laranjeiras. Servidoras da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), que inclui a Guarda Civil Municipal (GCM), o Departamento de Operações de Trânsito (Dot) e a Defesa Civil, participaram da homenagem.
Entre plantões, rondas e operações estratégicas, essas profissionais se destacam pelo profissionalismo e pela capacidade de agir em momentos críticos. É o caso da comandante da Guarda Civil Municipal da Serra, Laís Araújo. Grávida de nove meses, ela lidera a corporação responsável por garantir a segurança da maior cidade do Espírito Santo, desde 2021.
Em meio à preparação final para o nascimento do primeiro filho, ela segue à frente de um trabalho que transforma a realidade do município. A trajetória da comandante na Guarda da Serra começou em 2019. Desde então, passou por diversas funções dentro da corporação, tanto no patrulhamento operacional de rua quanto no patrulhamento escolar.
Laís Araújo conta que conciliar a gestação com a missão de comandar a GCM tem sido desafiador, mas também motivo de orgulho.“Ser mãe é um grande sonho, assim como exercer a minha vocação na linha de frente da Guarda Municipal. Cada passo dessa trajetória tem reforçado a minha satisfação pela vida e a importância de proteger a minha família e a minha cidade”, afirma.
A chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito do Dot, Rosimary Kehler, 51, reflete sobre a importância de ser mãe, sobre os desafios de equilibrar a carreira com a maternidade e sobre como sua própria experiência de vida a conecta profundamente com a história de sua mãe. Ela compartilha como o nascimento do filho, Miguel, de 8 anos, transformou sua percepção do amor e da dedicação.
"Ser mãe é, sem dúvida, a maior dádiva da minha vida. O Miguel veio como um milagre, e ele me fez entender, de verdade, o significado da maternidade. Conciliar a minha carreira com a maternidade é desafiador, mas ter o apoio da minha família torna tudo possível. Cada dia, cada momento com ele me lembra o quanto a vida é preciosa. A maternidade me fez reviver o amor e os sacrifícios da minha mãe, e sou eternamente grata por isso", expressa.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que a ação é mais do que uma homenagem: é um reconhecimento ao papel fundamental que as mulheres exercem tanto na maternidade quanto no serviço público, especialmente na segurança.
“Ser mãe e profissional da segurança pública são duas missões que exigem coragem, entrega e muito amor. Esta ação é uma forma de mostrar que é possível exercer a maternidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a sociedade. É uma celebração da mulher que cuida, protege e transforma realidades dentro e fora de casa”, defende.