Dia das Mães: mulheres que amamentam podem doar leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar

Dia das Mães: mulheres que amamentam podem doar leite materno na Serra sem sair de casa


Texto: Amanda Drumond - Foto: Freepik

Com a proximidade do Dia das Mães, o apelo por solidariedade ganha ainda mais força no Hospital Materno Infantil da Serra. Isso porque o único Banco de Leite Humano (BHM) do município precisa de novas doadoras para continuar atendendo os bebês prematuros e internados na unidade — e a melhor parte é que elas não precisam nem sair de casa para contribuir.

Além de coletar e processar o leite humano pasteurizado com qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso, o banco ainda realiza a coleta domiciliar do leite doado e oferece promoção, apoio e orientação sobre o aleitamento materno para mulheres com dificuldade para amamentar.

O secretário de Saúde da Serra, Diogo Cosme, reforça a segurança do procedimento. “Com a chegada do Dia das Mães, fazemos um apelo especial às mulheres que estão amamentando: se você tem leite em excesso, doe. A coleta é simples, segura e pode ser feita sem sair de casa. Um gesto de carinho e solidariedade pode representar a sobrevivência e o desenvolvimento saudável de muitos recém-nascidos aqui na Serra”, afirma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade infantil até os cinco anos de idade. Por isso, a doação é fundamental para aumentar as chances de recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

Moradora de Nova Carapina II, a dona de casa Ranielly Murta, de 34 anos, teve seu neném no dia 25 de janeiro, no próprio Hospital Municipal Materno Infantil, e já iniciou a coleta para contribuição no mês seguinte. Atualmente, Ranielly contribui com o banco, uma vez por semana, com cerca de 1,5 litro.

A mamãe explica que começou a praticar o gesto solidário quando soube que não precisaria ir até o banco para fazer a doação. “Eu sempre produzi muito leite e, sabendo que existe um programa tão bonito para ajudar outros bebês e que busca o leite em casa, eu decidi doar. Me sinto muito feliz por poder contribuir. Sempre que vou fazer a coleta, falo com meu bebê que aquele leite é para os amiguinhos dele. É um gesto simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida de outra criança.”

De acordo com a gerente do BHM da Serra, Angélica Carvalho, o processo foi estruturado para facilitar ao máximo a doação por parte das mães lactantes. “Qualquer mulher que esteja amamentando pode entrar em contato pelo telefone (27) 3500-1500 e pedir para falar no Banco de Leite. Pelo próprio telefone é feita uma entrevista e o cadastro. Caso ela se torne uma doadora, o banco entrega todo o kit de coleta em casa e, depois, ainda busca os frascos com o leite coletado”, explica.

Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas — especialmente de bebês que lutam para sobreviver nos primeiros dias de vida. E, neste Dia das Mães, um simples gesto pode fazer toda a diferença na vida de quem mais precisa. 

Se você está amamentando e tem leite em excesso, saiba que sua doação pode ser o elo entre a fragilidade e a esperança. Seja uma doadora e ajude a transformar este momento em uma celebração da maternidade e da solidariedade.

Para doar

Entre em contato pelo telefone (27) 3500-1500 e peça para falar no ramal do Banco de Leite.

O Banco de Leite Humano

Inaugurado em fevereiro de 2024, o Banco de Leite Humano (BLH) da Serra é o primeiro e único do município da Serra. Durante o ano de 2023, a equipe de saúde recebeu treinamento especializado e o espaço foi preparado e equipado para funcionar como BLH de acordo com as normas técnicas e orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), criada pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.

O banco funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com agendamento pelo telefone (27) 3500-1500.