Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com leitura

"Chapéu", de Joana Herkenhoff, será lido pela autora junto às crianças do CMEI Débora de Morais Caitano, em Laranjeiras Velha

Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com leitura

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Marcelo Pereira

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, marcado para 18 de abril, unidades de ensino da rede municipal da Serra já se mobilizam com a participação do programa LiteraSerra.

Nesta sexta (12), às 8h e às 14h, o CMEI Débora de Morais Caitano, em Laranjeiras Velha, recebe a escritora e professora Joana Herkenhoff. Ela vai participar de uma roda de leitura com a garotada, com o seu livro “Chapéu”.

A obra conta as origens de uma expressão popular da Serra que diz que para saber a previsão do tempo basta olhar para o monte Mestre Álvaro. Se houver nuvens no cume, significa que ele “está de chapéu” e que vai chover.

O livro traz a história envolvendo essa explicação por meio do diálogo entre um menino e seu avô. As ilustrações são da artista visual Crystal Enyly.

Em 2023, a publicação foi distribuída para 2 mil estudantes da rede graças a uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação da Serra e a ArcelorMittal Tubarão.

Dia Nacional do Livro Infantil

O 18 de abril foi escolhida porque, nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

A data celebra esse gênero literário e homenageia o escritor, autor de clássicos como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", "O Saci", "Fábulas de Narizinho", "Caçadas de Pedrinho" e "Viagem ao Céu".