Escola da Serra tem programa de tecnologia no currículo

O projeto final é um protótipo de robô que recebe programação para movimentar braços e cabeça desenvolvido pelos estudantes

Escola da Serra tem programa de tecnologia no currículo


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação-Sedu/PMS

A Educação da Serra está sempre se modernizando e antenada às novidades que surgem, conforme as novas demandas de métodos de ensino que vem aparecendo no século. E as tecnologias estão super em alta no currículo escolar das unidades de ensino municipal. 

Exemplo disso é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aureníria Correa Pimentel, em Novo Horizonte, que iniciou, em 2022, o projeto-piloto de robótica e programação: "Serra InCode". O público-alvo são alunos dos 8º e 9º anos interessados por robótica e programação computacional. 

A ideia é promover a aplicação de fundamentos de robótica básica e programação computacional nas escolas, potencializar práticas de aprendizado multidisciplinar, bem como incentivar o protagonismo estudantil, tornando o conceito de robótica mais próximo ao cotidiano dos estudantes.

O Serra InCode acontece de abril até junho, todas as terças e quintas, nos dois períodos. Neste ano, há cerca de 50 alunos inscritos no projeto.  Ao final do programa, uma mostra será organizada para toda a comunidade escolar, incluindo as famílias, os responsáveis dos alunos. 

Izaque Faria, gerente de Tecnologias Educacionais, falou sobre o projeto final que será apresentado em um dos maiores programas da prefeitura, o Serra+Cidadã.  

“O trabalho final é um protótipo de robô que recebe programação para movimentar braços e cabeça que os estudantes desenvolvem ao longo das aulas. E a ideia é exibir esses protótipos para além da comunidade. Nosso alvo é Serra + Cidadã, um dos programas da prefeitura, com maior público", salientou. 

Saiba mais sobre o Serra+Cidadã

O Serra+Cidadã, relançado em agosto de 2022, vai para sua 9ª edição. O intuito do evento é levar um mutirão de serviços ofertados pela prefeitura para as regiões do município. Cada evento tem uma identidade, diversificando temas conforme as tendências. Até o momento, quase 43 mil pessoas fizeram parte das edições.