Estudantes da Serra aprendem sobre consumo consciente de energia por meio de realidade virtual

Em parceria com a Educação, programa EDP nas Escolas visitou a Emef Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares

Estudantes da Serra aprendem sobre consumo consciente de energia por meio de realidade virtual


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Edson Reis

Os estudantes de 1° ao 5° anos da Emef Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, participaram de uma oficina de realidade virtual.

Eles aprenderam sobre consumo consciente de energia elétrica de uma forma diferenciada, usando alta tecnologia por meio de óculos de realidade aumentada.

A ação, que vai até esta quarta-feira (10), é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Serra e a EDP, empresa distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, dentro do programa “EDP nas Escolas”.

O projeto envolve a utilização de ferramentas de realidade virtual e produções audiovisuais no ensino e os conteúdos apresentados para os jovens e crianças buscam contribuir para o aprendizado do tema proposto pelo programa, que, neste ano, é o Consumo Consciente e Seguro de Energia.

O aluno Arthur Santos curtiu os momentos de união entre tecnologia, diversão e aprendizagem.

“Aprendemos muitas dicas de economia de energia elétrica como não deixar ventilador ligado, não deixar luzes acesas quando a gente sai de um quarto ou da sala ou a porta da geladeira aberta. Também ficamos por dentro de segurança. Quando vermos fios no chão da rua ou remendados, não devemos tocar neles nem usar nada para tocar. Tem que chamar o serviço da empresa de energia”, narrou.

Depois da Serra, o projeto visitará escolas públicas em Cariacica e em Vila Velha. Ao todo, cerca de 1.800 estudantes devem participar da ação, realizada em parceria com a ZAZ Produções.

“Criar o hábito de um consumo consciente e seguro de energia não traz somente economia e segurança, mas também sustentabilidade. E o trabalho de criar essa consciência precisa começar desde cedo. Em função disso, acreditamos que o projeto Realidade Virtual seja um grande aliado na causa, pois é com a educação das crianças e jovens que transformamos a sociedade”, destaca Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP Brasil.