Litoral da Serra: expedição da prefeitura registra momento raro de baleia-jubarte com filhote

A equipe registrou o espetáculo nos primeiros 20 minutos de navegação. Além da mamãe e do filhote, outras duas baleias jovens acompanhavam a dupla

Litoral da Serra: expedição da prefeitura registra momento raro de baleia-jubarte com filhote


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Luciano Cajaíba

Durante uma expedição experimental de observação de baleias no litoral da Serra, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer (Setur) registrou um espetáculo raro: um grupo de quatro baleias-jubarte, composto por uma fêmea com um filhote recém-nascido de poucas horas, acompanhados por dois jovens na escolta.

A ação foi realizada na última segunda-feira (1º) e o registro foi feito nos primeiros 20 minutos de navegação, que partiu da praia de Jacaraípe. 

“Estamos diante de uma oportunidade única de unir turismo, ciência e preservação ambiental. A Serra tem potencial para se consolidar como referência em turismo de observação de baleias, fortalecendo a economia local e a conscientização ecológica”, destacou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Madeira.

A expedição  foi  acompanhada por representantes da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur); da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit);  Secretaria de Meio Ambiente (Semma); técnicos ambientalistas da ONG Amigos da Jubarte, que coordenaram a ação em conjunto com a administração municipal; além do pesquisador, Luciano Cajaíba.

As imagens coletadas serão utilizadas em estudos para estimar peso, tamanho e comportamento dos animais avistados, reforçando a importância da Serra no corredor migratório das jubartes.

A iniciativa marcou o primeiro passo para a criação de um novo produto turístico sustentável, que deve colocar o município no mapa nacional da observação de baleias e ampliar a visibilidade Jacaraípe e de todo o litoral serrano.