Guarda Municipal da Serra se destaca em treinamento de inteligência do Exército
O feito é mais um passo para a criação do Núcleo de Inteligência da Guarda da Serra
Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Dayana Souza/PMS
Quando o assunto é inteligência e segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra está na linha de frente. Tanto que, em agosto, a instituição foi a única do país a integrar um treinamento em inteligência e segurança do Exército Brasileiro. O feito é mais um passo para a criação do Núcleo de Inteligência da GCM.
O 71º Estágio Especial de Inteligência para Órgãos Civis (EEIOC) é ofertado pela Escola de Inteligência Militar do Exército - EsIMEx. A primeira etapa da capacitação aconteceu na modalidade de ensino a distância (EaD) e, em seguida, todos os selecionados participaram de uma etapa presencial em Brasília.
Na capital federal, um agente da Guarda da Serra teve a oportunidade de trocar experiências com profissionais de todo o Brasil, entre eles, delegados, promotores, policiais civis e militares, procuradores e outros agentes especializados na segurança pública.
A prefeita em exercício da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, celebra a conquista e destaca o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da segurança pública.
“Investir na capacitação dos nossos servidores é garantir que o conhecimento adquirido retorne em forma de ações mais inteligentes e eficazes dentro de toda a corporação. Ver a Guarda Municipal da Serra sendo a única representada nesse treinamento do Exército é motivo de muito orgulho e mostra o prestígio e o preparo da nossa corporação no cenário nacional”, afirma.
Além da conquista pessoal, o aprendizado tem reflexos diretos na atuação na corporação. O agente da Guarda da Serra enfatiza que a formação irá contribuir para a criação do Núcleo de Inteligência na GCM. “A Inteligência é uma fonte enorme de conhecimento. Um gestor bem assessorado toma decisões mais precisas, o que se traduz em mais segurança para o cidadão”, analisa.