InovaSerra apresenta resultados e mira ampliação de parcerias para inovação
Instituições se reuniram com prefeito Weverson Meireles na quinta-feira (22)

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Dayana Souza
As instituições responsáveis pelo InovaSerra, primeiro distrito de inovação do Espírito Santo, se reuniram nesta quinta-feira (22), no gabinete do prefeito da Serra, Werverson Meireles, para apresentar os principais resultados e próximos passos do ecossistema inovador que vem transformando o território serrano.
Durante o encontro, os representantes destacaram duas importantes frentes de atuação para os próximos meses: a criação de um Escritório de Projetos, voltado para captação de recursos e execução de ações inovadoras, e a transformação da associação InovaSerra em um Instituto de Ciência e Tecnologia com qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o que permitirá ampliar parcerias e investimentos.
O InovaSerra já acumula conquistas relevantes:
Lançamento do Plano de Ação para Fortalecimento de Ambientes Corporativos e de Inovação;
Aceleração e pré-aceleração de mais de 70 empresas;
Atuação da Incubadora do Ifes – Campus Serra, com diversos empreendimentos incubados e graduados;
Realização do 1º Desafio de Inovação Aberta;
Elaboração do Marco Legal de Inovação do município;
Estudo em andamento para a criação do Parque Científico e Tecnológico – Parque InovaSerra.
O distrito tem como missão promover o empreendedorismo inovador, capacitar empresas, mapear pesquisas com potencial inovador e fortalecer ambientes que fomentam a inovação no município.
O prefeito Werverson Meireles destacou a importância do InovaSerra como uma política de Estado: “Estamos construindo as bases para um desenvolvimento sustentável, baseado em conhecimento, tecnologia e oportunidades para a população”.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, também pontua sobre o ecossistema. “A Serra, vem se destacando no cenário capixaba como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups com negócios criativos e tecnologicamente avançado. A Serra conta com um ambiente favorável ao surgimento de negócios inovadores”, avalia o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade.