Mais de 9 mil estudantes da rede municipal da Serra participam de avaliação nacional

Provas do Saeb envolvem estudantes do 5º ao 9º ano e serão realizadas de 20 a 31 de outubro nas escolas

Mais de 9 mil estudantes da rede municipal da Serra participam de avaliação nacional


Texto: Elton Lyrio - Foto: Gemini

Mais de 9,2 mil estudantes da rede municipal de ensino da Serra participarão das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que começam nesta segunda-feira (20) e vão até 31 de outubro. A avaliação será aplicada nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) para crianças e adolescentes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, testando conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. As provas acontecerão em dias diferentes em cada unidade de ensino.

O Saeb é fundamental para diagnosticar a qualidade da educação brasileira e orientar políticas públicas educacionais. Os resultados da avaliação contribuem diretamente para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve como termômetro da qualidade do ensino oferecido pelas escolas e pelo município. Além das provas de conhecimento, os estudantes também respondem a um questionário socioeconômico que ajuda a compreender como as condições de vida e do ambiente escolar influenciam na aprendizagem.

Em algumas escolas do município, haverá avaliações por amostragem do 2º ano do ensino fundamental. Em outras, os alunos de 5º e 9º ano também serão avaliados em Ciências Humanas e da Natureza, igualmente por amostragem.

“O Saeb é um momento importante para nossos estudantes mostrarem o que aprenderam, mas também para nós aprendermos com ele. Cada resposta é uma forma de contribuir para uma escola ainda melhor. Essas avaliações são por vocês, pela escola e pela Serra. Elas nos ajudam a identificar onde podemos melhorar e a definir estratégias que contribuam de forma assertiva para o avanço da educação no nosso município”, ressaltou a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.

A secretária destacou ainda que a participação de todos os estudantes é essencial para garantir que os resultados sejam representativos e completos. Ela também enfatizou o papel de toda a comunidade escolar no engajamento dos estudantes para a realização das provas. 

“Quero reforçar o convite a cada estudante e família: participem com dedicação e responsabilidade. Estar presente e dar o melhor de si faz toda a diferença. A educação é um esforço coletivo: da escola, da gestão, das famílias e, principalmente, de quem está em sala de aula todos os dias. Vamos juntos transformar esse compromisso em resultados que sejam orgulho para a nossa cidade”, disse.