Boa notícia: número de casos de dengue cai na Serra

Índice de casos por 100 mil habitantes chega perto do limite esperado para o período

Boa notícia: número de casos de dengue cai na Serra


Texto: Rodolpho Paixão - Foto: Divulgação-Sesa/PMS

O número de casos de dengue na Serra se manteve em queda na Serra, durante todo o mês de maio, segundo o boletim epidemiológico, divulgado semanalmente pela Vigilância Epidemiológica do município.

Ao todo, o número de casos registrados na última semana foi de 504 em todo o município, o que corresponde a uma incidência de 93 casos a cada 100 mil habitantes.

Número muito abaixo das quase 900 ocorrências da doença observadas três semanas antes e do pico observado em abril, quando a Serra chegou a ter 282 casos de dengue por 100 mil indivíduos a cada semana.

Atenta às necessidades dos munícipes e aos procedimentos corretos para o combate à doença, a Serra realizou, e segue realizando, uma série de medidas que resultam na diminuição dos índices da doença, como as ações de bloqueio e monitoramento de terrenos e áreas com possíveis focos de dengue, feitos pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), que também é responsável pela passagem diária do serviço de fumacê, em todos os bairros da cidade.

Outra ação muito importante, iniciada pelo município, a criação de Pontos de Hidratação fez o atendimento nas Unidades de Saúde do município melhorar, durante os meses em que a doença esteve em alta.

Ao todo, quatro pontos de hidratação foram instalados em diferentes Unidades de Saúde da rede, onde pacientes com sintomas da doença poderiam ser diagnosticados e receber, ali mesmo, seu tratamento.

A medida deu tão certo que, após cinco meses em atividade, a procura por Unidades e Pontos de Hidratação diminui, tornando desnecessária a continuidade do serviço temporário.

Mas, atenção! O combate à dengue segue firme no município e os índices, apesar de menores, seguem acima da média máxima prevista no período. Para se manter livre da dengue, evite manter áreas e objetos empossados em casa, limpe bem os ralos e pratos de plantas, além de não esquecer de atender sempre aos agentes de combate às endemias que estiverem fazendo visitas em sua rua.

A dengue é uma doença que precisa ser enfrentada por todos.