Oficina de Iniciação Teatral na Serra

A oficina conta com o apoio da Setur através da Lei Aldir Blanc

Oficina de Iniciação Teatral na Serra

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (04) acontecerá uma Oficina de Iniciação Teatral, na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correa Loyola, em Valparaíso. A oficina acontece durante a parte da tarde, das 13 às 17 horas, é gratuita e quem participar, vai receber um certificado.

O curso é oferecido pelo artista Eliezer de Almeida, que é professor, ator e diretor, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) através da Lei Aldir Blanc. No total, são 20 vagas disponíveis.

No curso, serão abordados diversos conteúdos, entre eles, a reparação corporal e definição de espaços cênicos e do indivíduo, a escolha e como fazer a leitura do Texto Teatral, impostação de voz no espaço cênico, estruturação do pensamento criativo, atividades práticas de interpretação, improvisação, entre outras.

Para Eliezer, a oficina é muito importante e, de acordo com ele, a arte e cultura identificam o cidadão. Algo aprazível que descontrai, alivia tensões e até informa.

“As aulas de teatro contribuem para que os alunos desenvolvam as habilidades artísticas, além de estimular a criatividade e a comunicação em público, aumentar o interesse do aluno pela leitura e pela criatividade, desenvolver a auto-estima, reduzir a timidez, aumentar a concentração, melhorar a qualidade das relações interpessoais, estimular a impostação de voz, criar novas formas de lidar com as situações do nosso cotidiano”, pontuou.

Eliezer de Almeida

O curso será ministrado pelo ator e diretor Eliezer de Almeida, profissional com experiência nas áreas de cinema, TV e principalmente de teatro. O ministrante iniciou  sua vida artística nos anos 80, inclusive com experiência como aluno em Companhia Teatral na Europa, na Companhia Íntimo Sunil Ensemble da Suíça Italiana, sob a Direção dos Mestres Daniele Finzi Pasca e Maria Teresa Bonzanigo.

No Brasil, teve vivências e aprendizados com grandes nomes do Teatro Brasileiro, José Celso Martinez Correa, Celso Nunes, Amir Haddad e outros.

No Cinema, atuou nos filmes “Guerra de Canudos” e “Lamarca” do diretor Cineasta Sérgio Rezende, em que foi premiado em 1995 como melhor ator coadjuvante, premiação concedida pela Associação de Críticos, A.P.C.A em São Paulo.

Atualmente participa como ator no Grupo T.E.C – Teatro Experimental Capixaba, sob a orientação e Direção do Doutor em Arte Cênica, César Huapaya.

Data: 04 de agosto de 2021

Horário: das 13 às 17 horas

Local: Biblioteca e Centro Cultural “Carlos Correa Loyola” em Valparaíso, Serra – ES.

Inscrição: Telefone/Whatsapp (27) 9999-37448 (Rogério Morais).