Pedagoga da Serra lança livro na Emef Hélio Ferraz

Andreia Passamani se baseou numa história ocorrida na infância de seu pai, com mensagem de perseverança

Pedagoga da Serra lança livro na Emef Hélio Ferraz

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

Uma singela partida de futebol entre meninos do interior do Espírito Santo foi o ponto de partida para a pedagoga Andreia Passamani escrever o livro infantil “O Dono da Bola”.

A publicação, finalizada em 2023 e que conta com ilustrações de Helena Mongim, terá lançamento nesta terça-feira (9), no turno matutino, às 7h30, da Emef Hélio Ferraz, no bairro Hélio Ferraz.

A autora se baseia no que realmente aconteceu com seu pai que, na infância, gostava de reunir os amigos para uma pelada pelas ruas do vilarejo onde vivia, no interior de Linhares. A data é 1959, com o Brasil ainda vivendo a euforia de ter conquistado a primeira Copa do Mundo, no ano anterior.

Na obra, Nil é o garoto que comanda a turma do bate-bola. Acontece que o dono da pelota era Mário. Num certo dia, a notícia de que ele mudaria com os pais para bem longe surpreendeu a meninada.

Durante uma partida de despedida, um chute muito forte alterou o curso da bola para além do campo de terra batida. A garotada teve, então, que se virar para recuperar o brinquedo.

De acordo com a autora, o livro, escrito em 2023, além de trazer um resgate de fatos históricos que as crianças e adolescentes atualmente não fazem ideia (como, por exemplo, a dificuldade de acesso a coisas simples num período em que não havia TV ou internet), busca evidenciar a importância da perseverança na vida.

“O episódio reverberou tanto nele desde menino, que foi capaz de ressignificar tudo em sua vida a partir de então, tendo ainda se transformado numa memória afetiva de família. Eu compartilho não somente por ser uma história familiar, mas por acreditar que qualquer um de nós é capaz de ressignificar os desafios”, explica.

Andreia é pedagoga de rede municipal da Serra desde 2010. O lançamento na escola Hélio Ferraz tem sabor especial já que foi ali que ela estudou quando menina, realizando um antigo sonho.

“Sempre pensava em trabalhar onde estudei. Quando cursei Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo, olhava para o prédio da Emef e dizia para mim mesma: ‘Um dia vou trabalhar ali’. Nunca esqueci dessa meta. Depois de formada, passei por outras escolas, fui gestora de um CMEI por dois mandatos, mas nunca esqueci desse sonho”, relata. Hoje, ela se sente feliz por estar há três anos como pedagoga na unidade de ensino da sua infância.

O lançamento do livro abre programação na escola em que outros autores contarão suas histórias em referência ao Dia Nacional do Livro Infantil, marcado para 18 de abril.

A obra pode ser adquirida diretamente com a autora pelo seu perfil no Instagram ou por seu email. O preço de capa é R$ 50.

Serviço:

Lançamento do livro infantil “O Dono da Bola”, de Andreia Passamani. Ilustrações de Helena Mongim.

Quando: terça-feira (09), às 7h30.

Onde: Emef Hélio Ferraz, rua Rio Ipiranga, 1, Hélio Ferraz, Serra.

Como adquirir: no Instagram, perfil @andreia_passamani ou pelo email alpec41@gmail.com