Período do defeso: venda e captura do caranguejo continuam proibidas na Serra
A medida vai até 30 de novembro, para os machos, e 31 de dezembro, para as fêmeas

Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Divulgação/Semma
Apreciadores de caranguejo e comerciantes precisam ficar atentos para o defeso do caranguejo-uçá. Desde o início de outubro, a captura, o transporte e a comercialização do animal estão proibidos. A medida, que visa garantir a reprodução e a preservação da espécie, vai até 30 de novembro, para os machos, e até 31 de dezembro para as fêmeas.
Antes do início do defeso, a Fiscalização Ambiental da Serra realizou abordagens educativas em diversos pontos de comércio da cidade, informando sobre as datas e a importância da restrição. Agora, as equipes seguem com a fiscalização intensificada para garantir o cumprimento da lei.
É importante ressaltar que a captura, transporte e comercialização do goiamum (Cardisoma guanhumi) é proibida de forma permanente no município, pois a espécie se encontra ameaçada de extinção.
Quem for flagrado desrespeitando as regras do defeso ou comercializando o goiamum estará sujeito às penalidades previstas na legislação ambiental.
Denúncias
A população pode ajudar a fiscalizar e denunciar irregularidades ligadas ao defeso do caranguejo e à venda de goiamum. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Fiscalização Ambiental: (27) 99951-2321 ou pelo aplicativo Colab.