Popularizar: resultados positivos no atendimento à população em situação de rua na Serra Sede

Programa integra ações de nove secretarias da Prefeitura da Serra

Texto: Elisa Rangel/Secom-PMS - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Com o objetivo de viabilizar atendimento técnico da rede intersetorial à População em Situação de Rua nos locais de maior incidência no município, o primeiro Pop’ularizar, projeto da Prefeitura da Serra com ações integradas, foi realizado na última quarta-feira (3) na Praça da Serra Sede e teve resultados positivos. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e contou com a participação de outras oito secretarias.

Na ação foram ofertados vários serviços, dentre eles: imunização, rodas de conversa, mapeamento das famílias, encaminhamentos para programas sociais, encaminhamentos para emissão de documentação civil, orientação e cadastro para mercado de trabalho, para ingressar no ambiente escolar, além de cuidados da saúde física e mental.

“É um trabalho amplo, envolvendo todos os serviços que podemos prestar enquanto poder público. O Pop’ularizar não é ação pontual, é um projeto com ações de curto, médio e longo prazos. Vamos acompanhar essas pessoas para auxiliá-las na superação da situação de rua, na retomada de suas vidas, no estabelecimento e fortalecimento dos vínculos familiar e social”, declarou Cláudia Silva, secretária de Assistência Social.

A secretária disse ainda que essa iniciativa busca promover a cidadania e a inclusão social por meio das ações. “Buscamos o desenvolvimento integral da pessoa humana com foco na reinserção no mercado de trabalho, no núcleo familiar e na sociedade”, concluiu.

A partir dos apontamentos dos técnicos das secretarias e do público atendido, será feita uma avaliação das ações para aprimoramento na oferta de atendimentos e serviços.
Além das pessoas em situação de rua, vários moradores da região também foram até a Praça da Serra Sede acompanhar os trabalhos do Pop’ularizar e aprovaram a iniciativa.

A presidente da Associação de Moradores da Serra Sede, Mery Nunes, foi uma que esteve no local e ressaltou a importância do programa.

“Fico muito feliz porque é uma ação que envolve várias secretarias da Prefeitura e será levada para outras comunidades. O atendimento à população em situação de rua é uma demanda da nossa comunidade e o Pop’ularizar vem ajudar com a oferta de serviços, atenção à família, encaminhamento para emprego, cuidados com a saúde... Uma excelente iniciativa e esperamos que aconteça mais vezes”, declarou.

O projeto integra ações da Semas, da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter), Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Secretaria de Defesa Social (Sedes) e Secretaria de Educação (Sedu).