Prefeitura da Serra é a única do Estado que realiza laqueadura e vasectomia

Nesta quarta (21), teve uma ação de "checklist" e agendamento no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras

Prefeitura da Serra é a única do Estado que realiza laqueadura e vasectomia

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Você sabia que a Prefeitura da Serra é a única do Estado que realiza cirurgias de laqueadura e vasectomia na sua rede municipal de saúde? Sim! No caso da vasectomia, elas são realizadas no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro. Já as laqueaduras, no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras.

Desde julho deste ano as laqueaduras, popularmente conhecidas como ligaduras de trompas, são realizadas no Materno Infantil. Elas fazem parte do projeto de ampliação da carta de serviços prestados pelo hospital, como o da inserção das pequenas e grandes cirurgias ginecológicas. Nesta quarta (21), às 14 horas, 10 novas pacientes do Planejamento Familiar participaram de uma ação para checagem de exames e agendamentos de laqueaduras.

A dona de casa Natyele Xavier Santos, 25 anos, já saiu do hospital com a cirurgia marcada para a segunda (26). “Estou muito feliz! É a realização de um sonho! Tenho dois filhos: de dois e seis anos, e sofri muito durante minhas gestações. Por isso que eu digo que é realizar um sonho conseguir ter a garantia de que não passarei por todo aquele sofrimento novamente. Isso sem contar com o fato de poder ver minha mãe: tem mais de um ano que não a vejo, pois mora na Bahia, e ela virá para cuidar de mim. Estou ansiosa demais, mas sei que tudo é no tempo certo de Deus. Não devemos desistir de acreditar, a hora vai chegar”, contou, Natyele, que é moradora de Feu Rosa.

E por falar em hora certa, algumas outras pacientes que participaram da ação receberam os encaminhamentos para fazer os exames pré-operatórios. Estando tudo certinho, a laqueadura será agendada.

Saiba mais sobre o programa

O início dessa história começa com lá da rede de Atenção Primária a Saúde, no Programa de Planejamento Familiar, que oferece atendimento integral à saúde da mulher, tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos, tendo como principal objetivo garantir às mulheres e aos homens o direito básico da cidadania de ter ou não filhos.

O programa conta com distribuição dos métodos contraceptivos em todas as Unidades de Saúde além dos cirúrgicos, como vasectomia, realizada no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames) e laqueadura tubária, realizada no Hospital Dório Silva, em Morada de Laranjeiras, e no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras.

O acesso aos métodos se inicia com consulta médica, identificando o melhor método. Essa mulher pode ser acompanhada pelo enfermeiro até seis meses após essa prescrição médica e, a cada seis meses, a paciente volta para fazer uma nova avaliação médica. Os métodos contraceptivos disponíveis em todas as unidades são: camisinha masculina, pílulas anticoncepcionais e hormônios injetáveis. A inserção de DIU tem como referência a Unidade Regional de Saúde Boa Vista.