Prefeitura da Serra promove empoderamento feminino com cursos práticos e de qualificação
Em parceria com o Programa QualificarES, formações começam dia 30 impulsionando o protagonismo e a independência das mulheres

Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Filipe Oliveira
Começam nesta terça-feira (30), as aulas dos cursos oferecidos pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), em parceria com o Programa QualificarES. A iniciativa tem como objetivo promover a formação profissional e ampliar as oportunidades para mulheres em diferentes territórios do município.
As aulas serão realizadas nas Casas da Rosa de Feu Rosa e do Bairro das Laranjeiras, além do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMVIS), reunindo centenas de mulheres já selecionadas. Todos os cursos têm carga horária de 120 horas e são distribuídos ao longo da semana de acordo com cada unidade.
As inscrições já foram encerradas, e as alunas selecionadas terão a oportunidade de se capacitar em áreas como inclusão digital, informática intermediária, design de sobrancelhas, cuidados com a pele, maquiagem, artesanato sustentável, macramê e assistente administrativo. Cada curso foi planejado para oferecer habilidades práticas e ferramentas para a autonomia financeira, além de fortalecer a autoestima e o protagonismo feminino.
“Cada turma que se inicia representa não apenas o aprendizado de uma nova habilidade, mas também a possibilidade de transformação de vidas. Quando as mulheres conquistam sua independência financeira, toda a comunidade ganha, porque elas se tornam protagonistas de suas próprias histórias”, destaca Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.
Mais do que capacitar, o início desses cursos reafirma o compromisso da gestão municipal em investir nas mulheres como motor de transformação social, promovendo o empoderamento feminino e reforçando a importância da igualdade de oportunidades. Por esse motivo, a Secretaria mantém políticas permanentes de formação, e, em breve, novos cursos serão abertos, garantindo que mais mulheres tenham acesso a oportunidades de qualificação e crescimento.