Prefeitura garante integridade de sítio histórico de São João de Carapina

O empreendimento recebeu o licenciamento após cumprir todas as determinações legais

Prefeitura garante integridade de sítio histórico de São João de Carapina

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tchesco Marcondes

A Prefeitura da Serra, representada pelo vice-prefeito Thiago Carreiro, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Claudio Denicoli, do procurador-geral do município Harlen Pereira de Souza e da superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-ES) Elisa Machado, realizou vistoria no sítio histórico de São João de Carapina e constatou que as obras realizadas por uma empresa privada no local estão regulares.

De acordo com Cláudio Denicoli, o empreendimento recebeu o licenciamento após cumprir todas as determinações legais. O secretário reforçou que a empresa obteve anuência da Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para realização de terraplanagem com laudo do engenheiro responsável garantindo que a obra em nada afeta o talude.

“Estamos acompanhando e a obra segue rigorosamente todos os requisitos impostos pela municipalidade. O sítio histórico, o casarão e a igreja de São João de Carapina estão seguros”, disse Denicoli.

Na vistoria realizada, Elisa Machado, superintendente do Iphan-ES constatou que os trabalhos arqueológicos solicitados pelo órgão estão regulares. “Encontramos vestígios arqueológicos e no trecho em questão a obra foi paralisada. Respeito a história do lugar”, afirmou.

Já o vice-prefeito Thiago Carreiro pontuou que a prefeitura desenvolve também um projeto de estabilização e preservação das partes históricas do casarão. “Vamos cuidar e preservar o patrimônio histórico de São João de Carapina”.