Projeto 'Futebol de Rua pela Educação' chega à escola municipal da Serra

Iniciativa usa o esporte como ferramenta educativa para estudantes

Projeto 'Futebol de Rua pela Educação' chega à escola municipal da Serra


Texto: Elton Lyrio - Foto: Divulgação

A Escola Lacy Zuleica Nunes, em Carapina Grande, passa a contar com o “Projeto Futebol de Rua pela Educação”, que terá o lançamento oficial de suas atividades, nesta sexta-feira (19), às 10h, na própria unidade de ensino. A iniciativa já está em funcionamento, beneficiando 40 estudantes com atividades esportivas e pedagógicas no contraturno escolar, sendo 20 no matutino e 20 no vespertino.

O projeto é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Serra, o Instituto Futebol de Rua e a EDP, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A iniciativa utiliza o futebol e atividades lúdicas como ferramentas para o desenvolvimento social, educacional e humano de crianças e adolescentes de escolas públicas, promovendo valores como fair play, respeito e cidadania. Para desenvolver as atividades na escola, o instituto contratou um professor de educação física e um pedagogo.

O evento de lançamento contará com a presença de representantes da Secretaria de Educação da Serra, da EDP e do Instituto Futebol de Rua, marcando oficialmente o início das atividades do núcleo na Serra. A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, reforçou a importância desse tipo de iniciativa.

“Esse é mais um projeto que chega para somar ao nosso compromisso de garantir uma formação integral, que ultrapassa os muros da sala de aula. O esporte é um instrumento poderoso de transformação, capaz de ensinar valores como respeito, cooperação e cidadania. Ver essa iniciativa chegando à nossa rede, em parceria com instituições sérias, reforça a certeza de que estamos no caminho certo para construir oportunidades e inspirar nossos jovens a sonhar mais alto”, afirma.

O projeto
Criado em 2006, o “Projeto Futebol de Rua pela Educação” atua em diversos locais do Brasil, priorizando unidades de ensino situadas em bairros de alta vulnerabilidade social. Na Serra, o projeto chegou este ano, oferecendo aos estudantes participantes atividades duas vezes por semana, além de apoio pedagógico e formação de valores. As ações combinam esporte e educação como estratégia de inclusão social e desenvolvimento integral dos jovens.