Projeto na Serra incentiva a reciclagem de óleo de cozinha

Desde 2021, o projeto mobilizou diretamente mais de 1.500 pessoas

Projeto na Serra incentiva a reciclagem de óleo de cozinha


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), tem entre suas ações de educação ambiental o projeto De Olho no Óleo. A iniciativa consiste na coleta e destinação correta do óleo de cozinha usado em residências. 

A diretora do Departamento de Educação Ambiental da SEMMA, Isis Menezes, explica que o projeto tem como objetivos reduzir os danos causados pelo descarte inadequado de óleo de cozinha, disseminar a importância da reciclagem de resíduos domésticos e estimular o debate sobre soluções para os desafios socioambientais da cidade. “O projeto promove também, ações práticas de reaproveitamento do óleo, como a produção de sabão artesanal”, acrescenta Isis.

Segundo a diretora, o projeto funciona da seguinte forma: a equipe do Departamento de Educação Ambiental da SEMMA visita locais como associações de moradores, escolas, igrejas, condomínios e empresas. Nesses espaços, são entregues recipientes próprios para o armazenamento do óleo usado e realizadas oficinas com orientações sobre a coleta correta e a transformação do resíduo em sabão.

Após a oficina, o local passa a funcionar como ponto de coleta voluntário. A comunidade tem, então, a opção de reciclar o óleo para uso próprio ou repassá-lo a associações ou empresas parceiras que fazem a compra ou troca por materiais de limpeza.

Desde 2021, o projeto mobilizou diretamente 1.565 pessoas em oficinas práticas, mas o impacto vai além: os participantes atuam como multiplicadores, compartilhando o conhecimento adquirido com vizinhos, amigos e familiares. 

As ações foram realizadas nos bairros Jacaraípe, Serra Sede, Balneário Carapebus, Barcelona, Central Carapina, José de Anchieta, Cidade Continental (setores Oceania e América), Parque Jacaraípe, Nova Almeida, Porto Canoa, Jardim Limoeiro, Novo Horizonte, Manoel Plaza, Laranjeiras e Jardim Tropical.

Condomínios, associações de moradores, igrejas, órgãos públicos ou entidades da sociedade civil interessados em aderir ao projeto podem entrar em contato por meio do formulário disponível neste link: https://tinyurl.com/2492tmhz  , ou pelo e-mail dea.semma@serra.es.gov.br

Importância do descarte adequado

O óleo de cozinha pode gerar vários problemas ambientais se não for descartado da forma correta: entupimento de rede de esgoto, poluição marinha e em cursos d’água, contaminação do solo e do lençol freático. 

Ao incentivar o descarte adequado, a Prefeitura contribui para a proteção dos recursos hídricos, evita problemas no sistema de esgoto, reduz impactos ambientais, melhora a qualidade de vida dos moradores e gera renda.