Rede municipal terá primeira escola abastecida por energia solar

Unidade de ensino fica no bairro Lagoa de Jacaraípe

Rede municipal terá primeira escola abastecida por energia solar

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/GreenFlex

Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com apoio da Secretaria de Educação (Sedu), vai resultar na primeira escola pública municipal abastecida 100% com energia solar. Localizado no bairro Lagoa de Jacaraípe, o CMEI Vantuil Raimundo terá um sistema que vai contar com 22 placas fotovoltaicas de 550w, o suficiente para atender toda demanda da unidade de ensino, gerando um total mensal de 1600 KWH.

A instalação dos painéis foi concluída nesta sexta-feira (02) e a previsão é que na segunda-feira (05) todo o fornecimento de energia elétrica da unidade de ensino seja resultante da energia solar.

De acordo com a Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Isis Menezes, o emprego da fonte limpa de energia faz parte do propósito da administração municipal em fomentar a consciência ambiental junto às novas gerações.

“Um dos nossos objetivos é alcançar essa geração com ideias e conceitos sustentáveis, garantindo o direito previsto na Constituição Federal que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.O modelo de consumo atual, seja de energia ou de produto, é inconsequente e insustentável, tornando indispensável e urgente esse trabalho com as novas gerações”, destaca Isis Menezes.

O Chefe de Relações Comunitárias do DEA, Fabrício Borges, ressalta ainda, o papel pedagógico do emprego de energia solar, que por ser uma energia renovável e com reduzido impacto ambiental, passa a ser objeto de estudo e aprendizado para alunos e professores, em assuntos como consumo sustentável e aquecimento global.

“Toda a operação é monitorada em tempo real, permitindo que funcionários, pais, alunos e comunidade saibam, a partir de um painel de controle (TV), o volume de energia limpa gerada e quanto de gás carbônico deixou de ser despejado na atmosfera”, explica Fabrício.

Os resultados em relação ao consumo de energia na unidade de ensino serão aferidos ao fim de um mês a partir do início das atividades do sistema.

A expectativa da Semma é que a conta da escola seja quitada e que possa inclusive diminuir as despesas em energia de outras unidades de ensino, por meio da eletricidade excedente que a estação solar pode devolver à rede de distribuição.

A aquisição e instalação do sistema é resultado da condicionante ambiental atendida por uma empresa do município.