Saúde da população LGBTQIA+: grupo de trabalho lança questionário para construção da linha de cuidados

O GT é composto por servidores das Secretarias Municipais de Saúde (Sesa) e de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), além de representantes do Conselho Municipal de Saúde da Serra e do Fórum Municipal pela Cidadania LGBTQIA+ da Serra.

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Freepik

Desde 20 outubro de 2022, um grupo de trabalho (GT) se reúne para construir a Linha de Cuidados em Saúde da População LGBTQIA+. Esse documento tem por objetivo atender a demanda e promover a saúde integral dessa população. Mas qual é essa demanda? Diante desse questionamento, foi criado um questionário digital, disponível tanto por link, quanto por  QR Code. Clique aqui e acesse.

Ressaltamos a participação da pesquisa é voluntária, voltada exclusivamente para pessoas LGBTQIA+ moradoras da Serra.

O questionário é rápido, contendo algumas perguntas com respostas objetivas (fechadas) já, outras, subjetivas (abertas). Mas ambas diretas, direcionadas para a realidade do município. Com a aplicação desse formulário, que começou no último final de semana de janeiro durante a Feira pela Cidadania e Diversidade LGBTI+ do ES, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, será possível fazer um diagnóstico sobre o que é mais deficitário para que, a partir daí, seja traçada a linha de cuidados em saúde voltada para esse público.

Neste momento, o documento-base que subsidia o GT é a Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT que prevê, entre outros pontos, acesso dessa população aos serviços de saúde; política de educação permanente; integração dos movimentos sociais na discussão da política de saúde; além da participação em conselhos e conferências de saúde.

Para fazer esse recorte sobre a demanda relacionada à saúde da população LGBTQIA+, o GT objetiva entrevistar pelo menos 200 pessoas, até a primeira semana de março. Quando finalizado, o objetivo da Linha de Cuidados em Saúde para População LGBTQIA+ da Serra é fazer com que essa população se sinta acolhida, amparada pelos serviços de saúde. A ideia é tornar esses espaços mais acessíveis para essa população.

Saiba mais sobre o GT

Criado em 27 de setembro de 2022, o grupo de trabalho (GT) se reúne uma vez por mês, desde outubro de 2022, para construir a Linha de Cuidados em Saúde para População LGBTQIA+. Ele é composto por servidores das Secretarias Municipais de Saúde (Sesa) e de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), além de representantes do Conselho Municipal de Saúde da Serra e do Fórum Municipal pela Cidadania LGBTQIA+ da Serra.