Saúde da Serra realiza mutirão de cirurgia geral para 700 pacientes neste sábado (04)

Será das 8h às 15 horas, no Sine municipal, em Portal de Jacaraípe

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Neste sábado (04), das 8h às 15 horas, as equipes de Saúde da Serra vão realizar o primeiro mutirão pré-cirúrgico de 2023. Será no Sine municipal, localizado no primeiro andar do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Essa primeira ação, voltada para 700 pacientes adultos previamente agendados, será mais um passo dado pela Prefeitura da Serra em direção à meta de zerar a fila de pacientes que estão aguardando para cirurgias de vesícula e de hérnia umbilical.

A mobilização vai contar com consulta com enfermeiros, que vão solicitar e agendar a realização dos exames pré-operatórios, como sangue, ultrassonografia, além do risco cirúrgico com cardiologista, que serão realizados na rede municipal de saúde. Assim, o caminho que separa o momento do diagnóstico até a realização da cirurgia será encurtado de três a quatro meses.

Neste momento, cerca de 2.400 pacientes aguardam pelos procedimentos, que são realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo Estadual. Grande parte dessa demanda é reflexo da pandemia da Covid-19, momento em que os procedimentos eletivos precisaram ser suspensos, represando o fluxo.

Unidades de Saúde são os primeiros acessos

Vale a pena ressaltar que a porta de entrada para o serviço continua sendo a Unidade de Saúde (US), ou seja, as pessoas que participam dos mutirões já estão com os encaminhamentos para as cirurgias eletivas em mãos, emitidos pela equipe da US.

O próximo mutirão já tem data marcada

O próximo mutirão já tem data marcada, e será voltado para cirurgia vascular. A ação será no dia 08 de fevereiro, também a partir das 8 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. O objetivo é preparar 350 pacientes.