Potinho das emoções: Sedu ensina brincadeira para pais reconhecerem sentimentos dos filhos

No site: educacao.serra.es.gov.br são postadas diversas atividades, áudiolivro, tarefas de casa e dicas de leitura continuamente

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Freepic

Ficar em quarentena, apesar de necessário, não está sendo fácil para ninguém. Adultos e crianças estão reaprendendo a se comunicar e a se expressar. Os pequenos, no entanto, precisam de uma atenção a mais para que o isolamento social não atrapalhe o seu desenvolvimento e suas emoções. Por isso, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra tem ensinado pais e familiares a fazerem a brincadeira do "potinho das emoções" em casa.

A mamãe Karla Surdini de Abreu, por exemplo, já fez a experiência em casa com o filho Bernardo, estudante do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luciano de Souza Rangel, em Parque Residencial Laranjeiras.

Ela conta que devido à pandemia do novo coronavírus não tem saído de casa e, por isso, aproveitou os materiais que tinha para fazer a atividade indicada pela equipe pedagógica do Cmei. “Realizamos a atividade por uma semana. Os potinhos ficaram na sala, onde passamos a maior parte do dia”.

Karla relata que o filho amou fazer a atividade, pois aprendeu mais sobre suas emoções.  “Todos os potinhos foram abastecidos durante a experiência. Ele sentiu medo, tristeza, ficou bastante bravo, mas, a alegria prevaleceu”, lembrou.

A mamãe também confessou que o Bernardo não foi o único a aprender com a experiência. “Aprendi muito a estar e a dar mais atenção ao momento presente e a refletir se estou realmente valorizando os momentos que estamos passando juntos”, revelou Karla.

Nomear os sentimentos

A subsecretária pedagógica da Sedu, Elizângela Fraga, reforçou que essa brincadeira é uma ferramenta que pode ajudar crianças a nomearem seus sentimentos e os pais a entenderem o que se passa na mente e coração deles. “A ideia de separar os sentimentos em potes ajuda a criança a contar com mais facilidade o que sentiu quando recebeu uma tarefa ou conversou com um amiguinho por vídeo, ou quando não pôde sair de casa para ir à escola. É importante que os pais fiquem atentos as respostas e expliquem que, às vezes, duas ou mais emoções podem surgir juntas”, orientou.

Como fazer em casa os potinhos das emoções:

- Separe um potinho (também pode ser um copo descartável, vasilha, cestinha, caixa, entre outros) para cada emoção.

* Dica: você pode fazer 5 pontinhos. Um para a alegria, outro para a tristeza; para a raiva; para a calma; e para o medo. Também é possível acrescentar outras emoções, baseado nas necessidades das crianças, como ansiedade e nervosismo.

* Dica: para assimilar melhor a relação entre cores e emoções é dar cor a cada um dos potinhos. Por exemplo: amarelo-alegria, azul-tristeza, medo-preto, verde-calma e vermelho-raiva.

- Escreva de canetinha no potinho o nome de cada sentimento. (você também pode escrever em uma fita adesiva ou papel e depois colar no potinho. Use a criatividade. Mas lembre-se que cada potinho deve ter um nome).

- Escolha um material para preencher os potinhos todos os dias, de acordo com o sentimento expressado pela criança. Você pode usar areia, pedra, papel, brinquedos, folhas ou o que preferir.

- O conjunto de potes deve ficar em um local visível e de fácil acesso para a criança.

Como colocar a brincadeira em prática:

- No fim do dia, você pode conversar com a criança e perguntar a ela por duas ou três situações importantes que tenha vivido no dia. Esses questionamentos também podem ser feitos durante o dia.

- Para cada situação, peça que a criança defina qual emoção sentiu e que coloque o material escolhido no pote correspondente.

* Dica: se você quiser, anote as emoções em um caderno ou em papeis, assim saberá o que deixa a criança feliz, triste ou com raiva.

- Após uma semana ou um mês de brincadeira, caso os potinhos mais preenchidos sejam de expressões negativas, proponha alguma atividade para mudar esta situação. O objetivo é que, no fim da tarefa, você possa observar que emoções a criança viveu com mais intensidade e quais não, e ajudá-la a lidar com suas emoções da melhor forma possível.

Atividades para todos os estudantes

Quem quiser saber mais sobre essa atividade e muitas outras pode acessar o site da Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra, no link: http://educacao.serra.es.gov.br. Lá são postadas continuamente diversas atividades, áudiolivros, tarefas de casa e dicas de leitura.

De acordo com o secretário da Sedu, Gelson Junquilho, as aulas estão suspensas enquanto durar o isolamento social, porém, regularmente são disponibilizados no site da Sedu conteúdos com dicas, exercícios e brincadeira para ajudar os alunos e seus familiares a superarem esse período de pandemia provocado pelo novo coronavírus. “A brincadeira dos potinhos das emoções é uma das nossas dicas disponíveis no site para as famílias fazerem em casa com os estudantes. Essa atividade é um termômetro importante para que os pais possam ajudar as crianças a reconhecerem as diversas emoções que sentem. Inclusive, já é conhecida por alguns alunos, pois faz parte das ações do Programa Valores Humanos”, contou Junquilho.