Com premiação: já está no ar a olimpíada virtual de Matemática e Língua Portuguesa da Serra
Competição virtual acontece de 22 de setembro a 19 de outubro para alunos do 6º ao 9º ano

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Dayana Souza
Estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal da Serra têm a oportunidade de aprender brincando, concorrer a prêmios e se preparar para as avaliações externas como as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Já está no ar a Olimpíada Serra Educa Mais - 1ª Olimpíada Municipal de Matemática e Língua Portuguesa. A ação é uma parceria com a empresa Jovens Gênios e vai até o dia 19 de outubro.
O objetivo é estimular o estudo de Matemática e Língua Portuguesa de forma lúdica e gamificada, explorando metodologias inovadoras dentro e fora do ambiente escolar. As questões seguem os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são compatíveis com os respectivos níveis dos estudantes. A competição será realizada através do site www.serraeducamais.jovensgenios.com, onde cada aluno terá login e senha individuais fornecidos pela escola para participar dos desafios online com pontuação cumulativa.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou que a olimpíada é uma ação inovadora e muito importante para rede. “Essa iniciativa une duas propostas muito interessantes: aprender de forma lúdica, por meio da gamificação, e, ao mesmo tempo fortalecer a preparação para avaliações externas tão importantes como o Saeb e o Paebes. É uma forma de mostrar que estudar pode ser prazeroso e desafiador, estimulando o protagonismo dos nossos estudantes e valorizando o trabalho dos professores e das escolas.”
Premiação
A olimpíada vai premiar estudantes, professores e escolas que obtiverem os melhores desempenhos. Entre os prêmios para alunos estão tablets para os primeiros colocados gerais, smartwatch para o segundo lugar e headphones para o terceiro. Os professores mais engajados também concorrem a tablets, Kindles e Alexas, enquanto as três escolas com maior participação receberão placas de reconhecimento.
As unidades de ensino organizarão o uso dos chromebooks e dedicarão preferencialmente uma aula semanal de cada disciplina para a plataforma, mas os estudantes também poderão participar fora do horário escolar. A divulgação dos premiados acontecerá até 28 de novembro e a cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro na sede da Secretaria de Educação.