Educação abre inscrições para a sétima edição do Afrocelebrarte 2025
Evento celebra profissionais da rede municipal que promovem educação pública, integral e com equidade racial

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) abre, nesta segunda-feira (22), as inscrições para o VII Afrocelebrarte 2025: Edição Bárbara Carine. O evento acontecerá no dia 18 de novembro, às 18h30, e vai homenagear profissionais que desenvolvem práticas pedagógicas baseadas na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e no ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nas Unidades de Ensino, previstos nas Leis n.º 10.639/2003 e 11.645/2008. O prazo para inscrição dos trabalhos vai até 13 de outubro.
Os profissionais da educação que atuam nas unidades de ensino da Serra podem inscrever trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025. Para efetivar a inscrição, as práticas pedagógicas deverão, obrigatoriamente, contemplar a valorização da história, da cultura e da identidade das populações negra e indígena, conforme os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER).
A iniciativa é organizada pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) e tem como objetivo reconhecer práticas que contribuem para uma educação pública integral, de qualidade e com equidade racial. Serão aceitas práticas pedagógicas produzidas com crianças/estudantes ou profissionais da unidade de ensino. Cada profissional poderá inscrever apenas uma prática. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link:
Além de valorizar os profissionais da rede, o evento presta homenagem, a cada edição, a personalidades que se destacam na luta contra o racismo e na defesa de uma educação mais justa e inclusiva. Este ano, a edição leva o nome de Bárbara Carine, reforçando o compromisso da rede municipal com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nesta edição também será realizada uma menção honrosa para um(a) escritor(a) negro(a) capixaba, destaque na literatura com temática das culturas africana, afro-brasileira e indígena.
“Realizar o Afrocelebrarte é reafirmar o nosso compromisso com uma educação pública que reconhece, valoriza e promove o respeito. Os trabalhos do festival mostram o empenho de profissionais que entendem a escola como espaço de transformação social e de combate ao racismo. É inspirador ver como nossa rede se mobiliza para garantir equidade, inspirando novas gerações a construírem uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou a secretária municipal de Educação, Mayara Candido.
A coordenadora de Estudos Étnico-Raciais da Sedu, Rosângela Pereira dos Santos, ressalta que o Afrocelebrarte é um movimento de afirmação de identidades e de reconhecimento das práticas que fortalecem a equidade racial nas escolas da Serra.
“Cada prática pedagógica inscrita traduz a responsabilidade de educadores que assumem o compromisso de trabalhar com ancestralidade, memória e equidade como parte essencial da formação. Nesta edição, ao homenagearmos Bárbara Carine, reforçamos a importância de uma educação que inspira, questiona e transforma, alinhada à legislação sobre o tema. Nosso objetivo é dar visibilidade às práticas que promovem respeito, justiça e pertencimento, mostrando que a escola pode e deve ser um território de combate ao racismo e de construção de novas possibilidades para todas as pessoas”, disse.
Homenageada
Bárbara Carine é natural de Salvador, professora conhecida por seu trabalho em educação antirracista e promoção da diversidade racial nas escolas. É escritora, professora adjunta na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sócia-fundadora e consultora pedagógica na Escola Afro-brasileira Maria Felipa, primeira escola Afro-brasileira do Brasil. Com uma abordagem acessível, suas obras literárias e de apoio pedagógico vêm influenciando profissionais da educação da rede municipal da Serra e de todo o Brasil a desenvolverem práticas pedagógicas que contemplam a Educação das Relações Étnico-Raciais.