Serra celebra inclusão com seminário de práticas pedagógicas
Evento contou com a apresentação de 18 escolas municipais no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Texto: Elton Lyrio
- Foto: Reprodução YouTube
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação, realizou o X Seminário de Práticas Pedagógicas Inclusivas, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Organizado pela Gerência de Educação Especial, o evento on-line reuniu profissionais da educação que puderam conhecer as ações pedagógicas de 18 escolas municipais, reforçando o compromisso com a educação inclusiva na Serra. O evento foi realizado nesta quarta-feira (3).
A secretária de Educação da Serra, Mayara Cândido, destacou a importância do evento como espaço para troca de experiências entre os profissionais e as unidades de ensino da rede municipal. Foram 10 práticas apresentadas no período da manhã e oito à tarde.
“Este é um espaço importante para discutirmos práticas pedagógicas que de fato promovam a educação inclusiva na rede municipal da Serra. A gestão do prefeito Weverson Meireles tem colocado a educação em sua centralidade, como princípio e força motriz para a transformação da nossa cidade. Entendemos que a educação de qualidade é uma educação que promova equidade e inclusão para todas as nossas crianças, estudantes, jovens, adultos e idosos que fazem parte da educação serrana”, afirmou.
A abertura do evento contou com uma apresentação especial dos estudantes Heytor Netto de Oliveira e Salomite Ataíde da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Anselmo, em Alterosas. Os alunos contextualizaram o tema apresentando dados e informações sobre a Educação Especial no município, demonstrando seu protagonismo nas práticas inclusivas.
A gerente de Educação Especial, Karolini Pattuzzo, destacou que o seminário celebrou o compromisso da Serra com uma educação acessível, inclusiva e de qualidade, valorizando a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência, além de promover a conscientização sobre inclusão e respeito a todos os estudantes da rede municipal.
"O X Seminário de Práticas Pedagógicas Inclusivas demonstrou o comprometimento das nossas escolas com a educação inclusiva. Ver 18 unidades compartilhando suas experiências e práticas pedagógicas é a prova de que estamos no caminho certo para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade", destacou.
Para encerrar, o evento contou com a apresentação do coral em Libras dos estudantes da Emef Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II. A apresentação, organizada pelas professoras e equipe de Educação Especial da unidade, reforçou a importância da Língua Brasileira de Sinais e da participação ativa dos estudantes com deficiência na vida escolar.