Transformação digital: Serra inova com plataforma para gestão fundiária inteligente

O projeto foi criado e desenvolvido por servidores da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e do Departamento de Geoprocessamento, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Seicit)

Transformação digital: Serra inova com plataforma para gestão fundiária inteligente


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Fernanda Miranda

A Prefeitura da Serra deu um importante passo rumo à modernização da regularização fundiária no município com o lançamento do Sistema Integrado de Regularização Fundiária (SIRF). Desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e o Departamento de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Seicit), o SIRF promete tornar os processos mais ágeis, transparentes e acessíveis para os munícipes, revolucionando a forma como as informações são gerenciadas e acompanhadas.

O projeto, que visa centralizar as informações e tornar os processos de regularização mais rápidos e seguros, começou a ser desenvolvido pela Sehab em maio de 2025, sendo criado e finalizado pela Seicit em agosto, com o trabalho conjunto de servidores municipais das duas secretarias.

O projeto utiliza tecnologia e integração de dados, permitindo que os processos sejam acompanhados em tempo real, eliminando a centralização de informações, agilizando análises e ampliando a precisão das decisões. Para a população, os ganhos são diretos: o sistema reduz a burocracia e facilita o acompanhamento das etapas.

A secretária de Habitação, Lais Garcia, falou sobre a importância do projeto:

“O Sistema Integrado de Regularização Fundiária (SIRF) é um marco na modernização da gestão habitacional da Serra. Com essa ferramenta, desenvolvida em parceria com a Seicit, conseguimos acompanhar em tempo real as poligonais das áreas regularizadas pelo município, garantindo mais transparência, agilidade e precisão nas informações. Essa integração tecnológica permite otimizar os trabalhos internos, reduzir etapas burocráticas e fortalecer o planejamento das próximas ações de regularização. Estamos avançando para uma gestão cada vez mais inteligente, onde a tecnologia se torna aliada na entrega de políticas públicas mais eficientes e próximas das pessoas”, disse.

Com a regularização, famílias passam a ter a propriedade reconhecida legalmente, trazendo valorização dos imóveis. Com o SIRF, a Serra se posiciona como referência em modernização da gestão fundiária, reforçando o compromisso da gestão, que vem dando um passo importante na modernização da gestão pública com a implantação desta ferramenta, desenvolvida para centralizar as informações e tornar os processos de regularização mais rápidos, transparentes e seguros.

O secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, afirmou que as ferramentas reforçam a Serra como referência em inovação na gestão pública. “Com o Painel de Gestão e o SIRF, a Serra une tecnologia e compromisso social para avançar na regularização fundiária, construindo uma cidade mais justa e inclusiva”, destacou.