Piquenique, roda de conversa e manifesto contra homofobia na Semana de Cidadania LGBT+

As ações acontecem entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro

Texto: Munik Vieira - Foto: Pixabay

Luta, resistência e diversidade. Com o objetivo de desconstruir preconceitos, intolerâncias, propor a convivência harmoniosa e a garantia dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, será realizada a XII Semana de Cidadania LGBT+ da Serra.

Com o tema “Seja Diversidade, seja cor, seja luta”, o evento acontece entre os dias 23 de novembro e 8 de dezembro, e vai incluir atividades como noite cultural, piquenique das cores, roda de conversa, formação para servidores públicos, seminário, manifesto, dentre outras.

A Semana terá ações abertas à participação popular e também terá a participação de diversas secretarias municipais e do Fórum LGBT da Serra, que é composto por membros da sociedade civil e do poder público. “Esses eventos serão oportunidades para discussão e de proposição de ações para prevenir e combater o preconceito, a discriminação e a exclusão social a que essas pessoas estão submetidas em função de sua orientação sexual ou de sua identidade de gênero”, informa a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani.

Dentro da programação, neste sábado (23) será a abertura da Semana, com o I Festival Cultural LGBTI+ da Serra, onde serão realizadas diversas atividades esportivas, com transmissão ao vivo da disputa final da Conmenbol Libertadores, com o jogo entre Flamengo x River Plate, às 17h, no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo I.

Além disso, durante a semana, serão realizadas palestras e rodas de conversa com servidores públicos do município, com o objetivo de sensibilizar gestores sobre a importância de que os serviços ofertados estejam de acordo com os direitos da população LGBT.

Já no dia 1 de dezembro, acontece o 7º Manifesto LGBT, na Praia de Jacaraípe, evento que dá visibilidade às demandas dessa população, como o desejo de ser respeitado da forma como cada ser humano se constitui. Os eventos são promovidos pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Para encerrar as atividades da Semana, será realizado o Piquenique das Cores, no dia 8 de dezembro, a partir das 13h, no Parque da Cidade. Com expectativa de muita diversão, os participantes vão competir em uma animada corrida de saltos, queimada, corrida de sacos, corrida do ovo e muitas outras atividades.

ATIVIDADE

HORA

I Festival Cultural LGBTI+ da Serra - Preparadxs?

23/nov

Centro Cultural Eliziário Rangel

Abertura oficial da Semana de Cidadania com atividade esportiva; Lazer; atividade cultural

Formação para servidoras/es da SESA e conselheiros do CMSA (exclusivo para servidores)