Semas reúne organizações da sociedade civil para apresentação do exercício 2022

Semas reúne organizações da sociedade civil para apresentação do exercício 2022

Texto: Miranda Perozini - Foto: SEMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social convidou, nesta segunda-feira (19), representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) para participarem da reunião de finalização do exercício de 2022, na Estação Cidadania e Cultura, em Novo Porto Canoa.

Na ocasião, foram informados os dados sobre a execução dos serviços, frutos das parcerias entre a SEMAS e as OSC’s, sendo essas parcerias através de Termos de Colaboração e Termos de Fomento.

A Semas tem, atualmente, 34 Termos de Colaboração, que representam entre outros, serviços voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua, acolhimentos institucionais para crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência e idosos, além de serviços voltados para acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade, serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos entre outros.

A pasta ainda conta com 37 Termos de fomento firmados no exercício de 2022, destes 24 são financiados pelo Fundo Municipal da Infância de Adolescência - FMIA, aprovados pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

O Coordenador do FMIA, Tiego Aguiar pontuou, “Herdamos um passivo grande de projetos que já deveriam ter sido executados,  projetos que estavam parados no FMIA desde 2015. Hoje é possível afirmar que o FMIA da Serra está com todos os projetos em plena execução".

A reunião contou com um momento de respostas aos questionamentos e dúvidas das OSC’s, e elogios da atuação da equipe que está a frente da execução das parcerias na SEMAS.

A Secretária da pasta Cláudia Maria da Silva, declarou, inclusive, um reajuste de 10% concedido aos Termos de Colaboração para o exercício de 2023, aplicado somente sobre os valores repassados pelo Município.

“Em nome do Srº Prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, em nome de toda equipe que durante todo 2022 não mediu esforços para atender todas as solicitações que nos foram demandadas, visando a melhor execução das parcerias, fica concedido o reajuste para o exercício de 2023, com impacto de cerca de 3 milhões de reais, sendo que o valor será aditado a contar da segunda parcela do referido ano de 2023", explica.

A reunião, que contou também com uma apresentação cultural do projeto “O Som da Vida em Cartaz”, em parceria com a Rede AICA, foi finalizada com desejos positivos para o próximo ano.

"Que em 2023 estejamos cada vez mais unidos para juntos levarmos àquelas que mais necessitam a boa execução das políticas públicas da Assistência Social, buscando emancipar nossos munícipes, devolvendo a eles sua dignidade e garantindo o protagonismo enquanto indivíduos de direitos”, disse a secretária.