Serra 467 Anos: serviços de acolhimento para mulheres vítimas de violência são incrementados no município

Prefeitura da Serra investe em atendimento humanizado

Serra 467 Anos: serviços de acolhimento para mulheres vítimas de violência são incrementados no município


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), disponibiliza vários serviços para atender mulheres vítimas de violências. Os atendimentos acontecem das mais diversas formas, tanto nas ações rotineiras nos equipamentos públicos, quanto em iniciativas itinerantes como o “Conta Comigo” e o “Serra + Cidadã”.

Neste ano de 2023, os serviços foram incrementados, com a entrega do novo Centro de Referência da Mulher (Cramvis), que junto com a Seppom é a porta de entrada para quem precisa de atendimento. O espaço, localizado em Serra Sede, oferece atendimento qualificado e humanizado a mulheres em situação de violência. 

Localizado na rua Maestro Antônio Cícero, o Cramvis conta com salas privativas para as mulheres atendidas, sala com brinquedos para as crianças, fraldário e área de amamentação. O trabalho é realizado por uma equipe composta de assistentes sociais e profissionais de psicologia. 

O Cramvis funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Aos sábados, das 8 ao meio-dia. O acesso aos serviços se dá por demanda espontânea, ou seja, comparecendo ao local, por encaminhamento de outros órgãos (CRAS, Delegacia, Unidade de Saúde), por busca ativa e por agendamento, que pode ser feito pelos telefones (27) 99836-2909 (celular e Whatsapp) e (27) 3328-7500.

Em relação às atividades itinerantes, são realizadas no “Conta Comigo”, ação realizada nos bairros ou Shopping Montserrat, na qual além da orientação sobre as violências, são oferecidos serviços variados, como orientação jurídica, Procon e atendimentos na área da saúde. 

Além do “Conta Comigo”, há o mutirão “Serra + Cidadã”, realizado mensalmente em bairros da Serra, onde as mulheres têm acesso aos mais variados serviços ofertados pela Prefeitura. 

Para contribuir com as ações, foi criado, também neste ano, o Teste Conta Comigo, composto por um questionário on-line que de acordo com as respostas indica se a mulher está em um relacionamento abusivo. Ele disponibiliza, ainda, as informações dos locais onde a mulher pode procurar ajuda caso esteja em um relacionamento violento ou abusivo. 

O teste pode ser feito de forma anônima, com a opção de se identificar e permitir o contato da Seppom para a realização de atendimentos para o encaminhamento à rede de proteção às mulheres vítimas de violências. 

Disponível por meio do link http://tinyurl.com/jd2dx4fv, a ferramenta também pode ser acessada por meio do QR code impresso em cartazes distribuídos em ônibus, escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos.

“Desde o início da gestão, em 2021, fortalecemos a rede de proteção, tornando os serviços mais acessíveis e abrangentes para todas as mulheres. Avançamos na promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todas, ratificando o nosso compromisso em oferecer atendimento qualificado e humanizado às mulheres em situação de violência”, afirma a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota.