Serra visita centros de inteligência em São Paulo para fortalecer segurança pública
Visitas técnicas em São Paulo incluem articulações com o Exército e com municípios referência em segurança pública

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Divulgação
Os desafios da segurança pública e da gestão inteligente exigem intervenções cada vez mais integradas. Para atender a essa necessidade, a Serra realiza uma agenda institucional em São Paulo, focada na ampliação de parcerias estratégicas, no fortalecimento da cooperação entre instituições e na troca de experiências em boas práticas.
Nesta terça-feira (1º), a vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, seguiram agenda de visitas técnicas a cidades com experiências consolidadas em segurança pública e tecnologia. Após conhecer o Centro de Segurança Inteligente (CSI) de São José dos Campos, a equipe partiu para Praia Grande, referência nacional em inteligência para a segurança pública.
Para Gracimeri Gaviorno, a agenda em São Paulo é fundamental para ampliar parcerias e fortalecer a segurança pública no município. “Essa agenda reforça o compromisso da Prefeitura da Serra em buscar soluções integradas e inovadoras para a segurança da nossa cidade. A troca de experiências e a cooperação com instituições como o Exército Brasileiro e municípios referência são essenciais para garantirmos mais proteção para nossa população”, analisa.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, também comenta a importância das visitas técnicas estratégicas para conhecer de perto modelos bem-sucedidos. "A inovação tem um papel central no desenvolvimento das cidades inteligentes e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na Serra, temos trabalhado para colocar a tecnologia a serviço da população — seja por meio de soluções que otimizam os serviços públicos, seja por sistemas que tornam nossa cidade mais segura, eficiente e conectada. A inovação não é um fim em si mesma — ela precisa ser traduzida em benefícios concretos para a sociedade, e é isso que estamos fazendo", afirma.
Na última segunda-feira (30), os representantes da Serra visitaram a 2ª Divisão do Exército Brasileiro, na capital paulista. A reunião teve como objetivo reforçar o diálogo com as Forças Armadas e discutir protocolos de cooperação nas áreas de segurança preventiva, inteligência e projetos de interesse comum.
Soluções tecnológicas
No Centro de Segurança Inteligente (CSI) de São José dos Campos, foi possível entender o funcionamento do sistema integrado de monitoramento, que reúne órgãos como a Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Fiscalização Ambiental, Postura e Assistência Social. A estrutura utiliza tecnologia e inteligência para coordenar ações de segurança, fiscalização e atendimento social em tempo real.
O foco da visita está na aplicação da tecnologia como ferramenta de prevenção à violência, gestão urbana e resposta rápida às ocorrências. A proposta é trazer inspiração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas na Serra.
A comitiva que participa das visitas técnicas é formada por representantes da Serra, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), do Sindicato dos Lojistas da Serra, além de secretários municipais de segurança das cidades da Grande Vitória.