Serra avança no cenário internacional e atrai parceria com potência chinesa em tecnologia

A Universidade de Tsinghua é reconhecida como uma potência global em ciência, tecnologia e inovação.

Serra avança no cenário internacional e atrai parceria com potência chinesa em tecnologia


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A Serra dá mais um passo para se consolidar como referência em inovação no Brasil. Nesta segunda-feira (06), o município recebe o pró-reitor da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Tsinghua, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, que fará uma apresentação sobre as perspectivas da economia chinesa.

O encontro será às 10 horas, no auditório do Senac, em Portal de Jacaraípe, e tem como objetivo estreitar os laços entre Brasil e China, abrindo caminho para a criação de um ecossistema de negócios e intercâmbio acadêmico bilateral. A parceria pretende fortalecer áreas estratégicas como inteligência artificial, cidades inteligentes e energia limpa.

Organizado pelo Polo InovaSerra, por meio da Prefeitura da Serra, em parceria com o Ifes e a Associação de Empresários da Serra (Ases), o evento também vai apresentar as potencialidades do município como destino de investimentos. 

Por que Tsinghua?

A Universidade de Tsinghua é reconhecida como uma potência global em ciência, tecnologia e inovação. No Shanghai Ranking (Global Ranking of Academic Subjects), a instituição foi apontada como líder mundial em pelo menos três disciplinas, entre elas nanociência e nanotecnologia. Também acumula dezenas de prêmios estatais de ciência e tecnologia na China, sendo líder entre as universidades do país.

Por que a Serra?

Com mais de 570 mil habitantes, a Serra é hoje a maior cidade do Espírito Santo, dona do maior PIB do Estado e da 30ª maior economia do Brasil. O município lidera a geração de empregos no Espírito Santo — foram 5.679 novos postos de trabalho em 2024, segundo o CAGED — e se consolidou como a cidade que mais investe em inovação no Estado.

Sua força econômica é potencializada pela localização estratégica, próxima a grandes portos, rodovias, ferrovias e aeroportos, além dos 11 polos industriais com incentivos fiscais atrativos.

Esse conjunto tem rendido à Serra reconhecimentos importantes, como:

- 1º lugar no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional pela transparência das informações fiscais e contábeis;
- título de Melhor Ecossistema de Inovação do Espírito Santo;
- prêmio Prefeito Empreendedor – Sebrae, na categoria Desburocratização.

Serviço

Evento: Assinatura do Protocolo de Intenções – Serra e Universidade de Tsinghua (China) Data: segunda-feira, 06 de outubro, às 10 horas
Local: Auditório do Senac – Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 2881, Portal de Jacaraípe

inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1MaCpY6MPHY-cyyqQ7B91dLI5rnyzghCHwd20r6u_qYY/edit?ts=68dd71d5