Combate à dengue: prefeitura está em alerta e chama atenção para limpeza dos quintais

A prefeitura iniciou uma força-tarefa em mais de 100 bairros, de segunda a sexta. A ação começou no dia 21 de janeiro e acontece até 19 de fevereiro

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) da Serra em 2020 identificou risco moderado de proliferação no município. Isso mantém o alerta da prefeitura, que começou suas ações de prevenção em outubro do ano passado com supermutirão, Dia D de mobilização e força-tarefa em mais de 100 bairros.

O LirAa foi realizado entre os dias 13 e 17 de janeiro, por meio de um programa do Ministério da Saúde, cujo método é a amostragem. A ideia é identificar focos do mosquito e traçar estratégias.

Ações

O combate ao Aedes aegypti não para na Serra. A prefeitura iniciou uma força-tarefa em mais de 100 bairros, de segunda a sexta. A ação começou no dia 21 de janeiro e acontece até 19 de fevereiro.

O objetivo é alertar e orientar os moradores sobre a limpeza de quintais e casas, porque a maior parte dos focos está nas residências. É muito importante o apoio da população na limpeza dos quintais e evitando acúmulo de lixo.

No ano passado, foi realizada a Semana de Mobilização, entre os dias 08 e 14 de dezembro, com o Dia D no dia 13, gerando intensa mobilização. As equipes das unidades de saúde apoiaram e saíram às ruas em caminhada e visitando os moradores.

Já o supermutirão ocorreu entre 16 de outubro e 15 de dezembro, em 40 bairros, inclusive aos sábados e domingos. A ideia era combater o mosquisto antes do início do verão.