Serra Digital: Serra oferta quase 100% dos serviços pela internet

95% dos processos autuados no município já acontecem de forma online.

Serra Digital: Serra oferta quase 100% dos serviços pela internet

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação - Secom/PMS

Esta semana, mais precisamente nesta quinta (09), marca a data em que foi publicado o decreto 736/21, que estabelece que todos os processos da Prefeitura da Serra serão tramitados em meio digital até março de 2023.

Passados 24 meses da publicação da legislação, o município segue na direção do alcance da meta já, que, faltando menos um mês para o fim do prazo estabelecido, quase 100% dos processos podem ser abertos pela internet.

Os números da administração municipal apontam que 95% dos processos autuados no município já acontecem de forma online. Nesse cenário, há quase 31 mil cidadãos aptos a autuarem em processos eletrônicos da Serra e mais de 53 mil processos tramitados.

No ranking dos serviços mais procurados pelos munícipes estão os serviços de consulta ao Plano Diretor Municipal, atendimento a condicionantes ambientais, certidão de endereço oficial e aprovação de projeto e licenciamento ambiental.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, afirma que a expectativa para que o prazo seja cumprido é muito positiva, pois no mês de janeiro somente 14% dos processos foram autuados em papel.

Ele comenta, ainda, que o projeto Serra Digital vai além da eliminação de papel no município. “Estamos redesenhando os serviços, melhorando os fluxos dos processos, eliminando etapas e documentos desnecessários, reduzindo assim burocracias desnecessárias para que a máquina pública possa funcionar de maneira eficiente”, comenta Pedro.