Serra recebe a 1ª Feira da Cidadania LGBTI+ do Espírito Santo

O evento acontece na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, das 13h às 22 horas

Serra recebe a 1ª Feira da Cidadania LGBTI+ do Espírito Santo

Texto: Rodrigo Costha, com edição de Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

Como parte da programação da Semana da Diversidade, o Instituto Capixaba de Promoção Social (ICAPS), com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura da Serra, realiza nos dias 28 e 29 de janeiro a I Feira da Cidadania e Diversidade LGBTI+ da Serra.

O evento acontece na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, das 13h às 22 horas, e tem por objetivo fomentar a economia apresentando o conceito do Pink Money.

Em tradução livre, o termo significa dinheiro rosa e se refere ao poder de compra da comunidade LGBTI+. Muito mais do que uma ação de marketing, o conceito engloba uma causa social.

Diversos serviços serão ofertados pela Prefeitura da Serra, entre eles, serviços de saúde; Sine Móvel com vagas de emprego; emissão de Carteira de Identidade, sendo primeira e segunda vias; renegociação de dívidas, entre outros.

“Este evento é importante por fomentar o empreendedorismo para a população LGBTI+, agregando entretenimento e prestação de serviços essenciais para os munícipes”, destaca o secretário interino de Direitos Humanos e Cidadania, Ricardo Volkers.

Serviços:

Saúde: Testagem rápida de HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial e medidas; exame de vista (mediante agendamento pelo WhatsApp:  99718-1415).

Procon: Renegociação de dívidas com as empresas Cesan e Dacasa Financeira; orientação e abertura de reclamação relacionados ao Direito do Consumidor;

Trabalho, Emprego e Renda: Sine Móvel;

Assistência Social: Abertura e atualização do Cadastro Único.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DA 1ª VIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE OU SOLICITAÇÃO DA 2ª VIA:

ORIGINAL E CÓPIA: a partir de 12 anos, 01 foto 3x4 recente (fundo claro, óculos não é permitido); Certidão de Nascimento (se for solteiro), Certidão de Casamento (se for casado) ou Certificado de Naturalização (original ou cópia autenticada); CPF original ou uma cópia autenticada; comprovante de residência.

PARA EMISSÃO DE 2° será necessária apresentação e DUA e comprovante de pagamento impresso;

2° VIA GRATUITA atendendo os seguintes requisitos: estar desempregado(a), mediante comprovação; apresentar boletim de ocorrência de furto ou roubo do documento; receber salário inferior a 03 salários-mínimos, mediante comprovação.