Serra se mantém como referência em contabilidade pública e dados fiscais
O ranking avalia a consistência e a transparência das informações fiscais e contábeis enviadas pelos municípios

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS
A Serra foi reconhecida novamente no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O município conquistou o 1º lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes que não são capitais, e na região Sudeste. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (15), em Brasília.
O Ranking avalia a consistência e a transparência das informações fiscais e contábeis enviadas pelos municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), com base em relatórios.
De acordo com o secretário da Fazenda, Henrique Valentim, o resultado comprova o compromisso da Serra com a gestão pública de qualidade. Ele destacou que o prêmio é fruto do esforço das equipes técnicas e da seriedade da gestão fiscal do município. “A transparência e a responsabilidade com os recursos públicos são prioridades da administração, porque garantem credibilidade e segurança para a população e para o futuro da cidade”, afirmou.
Na prática, a conquista reforça que o cidadão pode confiar nos dados oficiais sobre as finanças públicas do município, já que eles são consistentes e transparentes. O reconhecimento também demonstra que a Serra oferece um ambiente favorável para concessões e parcerias que dependam de credibilidade fiscal, além de se tornar um diferencial para atração de investimentos.