Serra vai receber novos profissionais do Mais Médicos
A Serra conta atualmente com 46 profissionais do Programa Mais Médicos atuando em unidades de saúde do município

Texto: Amanda Amaral
- Foto: Secom/PMS
O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e a secretaria de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, participaram nesta segunda-feira (11), em Vitória, da cerimônia de acolhimento dos profissionais do Programa Mais Médicos, que ingressaram em editais abertos neste ano. A agenda no Palácio Anchieta teve a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do governador do Estado, Renato Casagrande.
A Serra foi a cidade capixaba com o maior número de solicitações de profissionais do Programa Mais Médicos e 46 deles atuam no município no momento. Eles foram recebidos entre junho e agosto e estão lotados em 28 unidades básicas de saúde. É aguardada a chegada de mais 10 profissionais, com data definida pelo cronograma do Ministério da Saúde.
Atualmente, segundo informações do Governo do Estado, o Espírito Santo conta com 295 médicos atuantes pelo Mais Médicos em 62 municípios capixabas.
"Estamos contentes em estar no Espírito Santo hoje. É uma grande alegria receber os profissionais que estão participando do Mais Médicos, um programa estruturante. Muitos estudos mostraram que desde sua primeira edição o programa ajudou na qualidade de vida e redução da mortalidade infantil. Aqui no Espírito Santo teve uma grande adesão. Hoje é um dia que eu gostaria de dar boas-vindas aos médicos e reafirmar o compromisso do Ministério com o Sistema Único de Saúde para uma saúde digna para todos os brasileiros”, disse a ministra.
“Não é uma tarefa fácil ser profissonal do SUS e eu tenho certeza absoluta que com este programa, que agora retorna muito mais robusto e muito mais atraente, a gente pode atrair mais profissionais para a área mais importante do SUS, que é a Atenção Primária “, afirmou Sergio Vidigal, prefeito da Serra.
“O Programa Mais Médicos contribui para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e é muito importante, pois reforça as equipes de saúde da Serra e garante atendimento qualificado à população”, disse a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimba.
Após o acolhimento dos médicos, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, ministrou o seminário “Atenção Primária à Saúde - Desafios e Oportunidades”, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e pela bancada federal capixaba, no qual apresentou carteira de projetos e ações estratégicas da Secretaria de APS, do Ministério da Saúde