Vai deixar saudades. Morre Dona Lili, a vacinadora mais antiga em exercício da Serra

Aos 69 anos, ela tinha 37 anos de trabalho no município.

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

“Eu amo tanto, mas tanto vacinar, que falei que o dia que eu parar vai ser o dia em que o Senhor quiser. Através da vacina, ajudo a tantas pessoas”.

Assim era Elizélia Rosaura Costa Bicalho, a Dona Lili, para amigos, colegas de trabalho e pacientes. Aliás, até quem não a conhecia procurava pela Dona Lili quando chegava à Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe para ser vacinado.

Com sua touquinha sempre combinando com a máscara, Dona Lili, a vacinadora mais antiga em exercício da Serra, faleceu nesta sexta (25) aos 69 anos, e 37 anos de trabalho no município.

Ela era tão apaixonada pelo que fazia, que no primeiro dia de vacinação contra a covid-19, lá estava Dona Lili para ser uma das primeiras pessoas no Estado a receber o imunizante, um ato marcante para todos.

As equipes de Saúde da Serra estão em luto. Após a confirmação da passagem dela, foram realizadas diversas manifestações de pesar. O sepultamento será em João Monlevade, Minas Gerais, terra natal de Dona Lili.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, postou em suas redes sociais: “Recebi, com muita tristeza, a notícia do falecimento da Elizélia Rosaura Costa Bicalho. Lili, como era carinhosamente conhecida, atuava na Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe e era a vacinadora mais antiga em exercício, do município. Amada por colegas de trabalho e pacientes da unidade, ela espalhava simpatia por onde passava e vai deixar saudades”.

Para a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, é a perda de uma “servidora pública de primeira categoria”.

“Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento da Lili. Colega nossa de mais de 30 anos de profissão, a vacinadora mais antiga em exercício do município, de um trabalho impecável, de uma dedicação impecável. Dona Lili era uma servidora pública de primeira categoria, grande companheira, profissional de uma dedicação imensa ao Sistema Único de Saúde da Serra. Desejo, aos familiares, amigos, colegas de trabalho, que Deus possa confortar seus corações. Que nossas orações, a nossa fé, abrandem o nosso sofrimento”.

A gerente da Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe, Gisalba de Almeida Miguel, com quem Dona Lili dividiu tantos momentos desafiadores e de conquistas, também falou sobre a colega.

“É muito difícil falar sobre a partida da Lili: sempre solícita, com um sorriso invejável. Era a líder da Sala de Vacina e exercia suas atividades com motivação, de forma impecável e exigia o mesmo comportamento dos colegas. Tinha o setor como a extensão de sua casa, e tratava a equipe como sua família. Obrigada, Lili, por todo tempo de dedicação à Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe. Jamais te esqueceremos”, garantiu.

“Lili tinha um coração gigante! Uma alegria contagiante! Uma energia sem fim! Dedicação e amor à imunização em cada gesto! A equipe do Programa de Imunização da Serra está em luto. Ela cumpriu uma linda missão! Que Deus conforte cada coração”, compartilhou a equipe do Programa de Imunização da Prefeitura da Serra, nos grupos de trabalho.

O Conselho de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) postou no Instagram: “A profissional dedicou sua atuação por muitos anos à saúde da população. Manifestamos aqui toda nossa solidariedade aos amigos e familiares neste momento de luto”.