UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CARAPEBUS

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

    •  Bairros de Abrangência: Praia De Carapebus

    • Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

    • Documentos necessários para o acesso ao serviço:

    •  Cartão SUS;

    •  Cartão da Unidade de Saúde;

    •  Comprovante de Residência:

    •  Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).

    • Requisitos para acesso ao serviço:

    • 1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:

    • Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

    •  Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

    • Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

    • 2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:

    •  Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.

    •  Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

    •  Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

    • Formas de acesso ao serviço:

    • AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

    • A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

    • AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

    • O agendamento de exames laboratoriais é diário e a coleta ocorre nas terças e quintas de 07 às 09h. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 07 dias.

    • AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

    • O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde pela manhã de 07 às 13h. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.

    • CURATIVO E VACINA

    • Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona diariamente no horário de 07 às 17h. A sala de vacina funciona diariamente de 08 às 12h.

    • FARMÁCIA

    • A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

    • Apresentação do cartão SUS

    •  Apresentação de documento de identidade com foto

    •  Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

    •  Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

    •  O horário de funcionamento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de 07 às 17h.

  • Como Acessar:
    • Serviços oferecidos:

    •  Administração e dispensação de medicamentos

    •  Agendamento de exames laboratoriais

    •  Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)

    •  Coleta de exames laboratoriais

    •  Coleta de preventivos e entrega de resultados

    •  Confecção do Cartão SUS.

    •  Consulta de Enfermagem

    •  Consulta de Pré-Natal (Generalista)

    • Consulta de Puericultura (Generalista)

    •  Consulta Médico Clínico Geral (Generalista)

    •  Consulta Médica Pediátrica (Generalista)

    •  Curativo

    • Entrega de resultados de exames

    • Marcação de Consultas e Especialidades

    •  Nebulização

    •  Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes.

    •  Preparo de Pacientes para consultas

    •  Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s

    •  Vacinação

    • Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Recepção.

    • Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

    •  Portadores de deficiência

    •  Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

    •  Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

    •  Gestantes em adiantado estado de gravidez

    •  Lactantes

    •  Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    •  OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica e de Enfermagem são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    •  Recepção: (27) 3281-3184

    • Administração: (27) 99824-7882

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade ou por telefone.

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    •  Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    •  Telefones: 3291-2011

    •  Email:  ouvidoria@serra.es.gov.br 

    •  Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2

    •  Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.

     

     

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 08h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3281-3184 / (27)9982-47882
  • Endereço:
    Carapebus - - Serra/ES