UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE NOVA CARAPINA I
- Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
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Descrição:
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Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.
Bairros de Abrangência: Nova Carapina I
Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.
Documentos necessários para o acesso ao serviço:
· Cartão SUS;
· Cartão da Unidade de Saúde;
· Comprovante de Residência:
· Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).
Requisitos para acesso ao serviço:
1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:
· Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde
· Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);
· Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.
2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:
· Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.
· Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);
· Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.
Formas de acesso ao serviço:
AGENDAMENTO DE CONSULTAS:
A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.
AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:
O agendamento de exames laboratoriais é diário e a coleta ocorre às segundas e quartas, das 07:00 às 09:00hs. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 15 dias.
AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:
O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde das 07:00 às 17:00hs. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.
CURATIVO E VACINA
Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de 07:00 às 16:00hs a sala de vacina funciona de 08:00 às 12:00hs.
FARMÁCIA
A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:
· Apresentação do cartão SUS
· Apresentação de documento de identidade com foto
· Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional
· Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional
· O horário de atendimento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de
Serviços oferecidos:
· Administração e dispensação de medicamentos
· Agendamento de exames laboratoriais
· Atendimento odontológico adulto e pediátrico
· Coleta de exames laboratoriais
· Coleta de preventivos e entrega de resultados
· Confecção do Cartão SUS.
· Consulta de Enfermagem
· Consulta de Pré-Natal
· Consulta de Puericultura
· Consulta Médica Clínico Geral
· Consulta Médica Pediátrica
· Consulta Médico da Família
· Curativo
· Entrega de resultados de exames
· Marcação de Consultas e Especialidades
· Nebulização
· Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental e nutricional.
· Planejamento Familiar
· Preparo de Pacientes para consultas
· Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s
· Vacinação
· Visita Domiciliar por Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Dentista e Médico.
Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Recepção.
Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:
· Portadores de deficiência
· Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)
· Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)
· Gestantes em adiantado estado de gravidez
· Lactantes
· Pessoas acompanhadas por crianças de colo.
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Como Acessar:
OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)
OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.
Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.
A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.
Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica e de Enfermagem são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.
Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.
Identificação e telefones dos setores:
· Recepção: 3241-6183 / 99824-7884
· Administração: 3241-6183 / 99824-7884
· Odontologia: 3241-6183 / 99824-7884
Formas de comunicação com o usuário:
Diretamente na unidade ou por telefone. Nas Unidades de Saúde em que há Estratégia de Saúde da Família, considerar também o Agente Comunitário de Saúde como elo de comunicação entre a comunidade e a unidade.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
· Ouvidoria através de Telefone ou Email:
o Telefones: 3291-2011
o Email: ouvidoria@serra.es.gov.br
o Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2
Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.
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Horário de atendimento presencial:
De segunda a sexta-feira, 07h00 Ã s 17h00 -
Telefones:
(27)3241-6183 / (27)9924-7884_ -
Endereço:
Nova Carapina I - - Serra/ES