Insurreição de Queimado é celebrada com diversas atividades
Palestras, contação de história e peça teatral marcam os 167 anos da Insurreição

Texto: Denys Lobo
- Foto: Divulgação
A Prefeitura da Serra, através das secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), vem realizando ao longo da semana diversas atividades para celebrar os 167 anos da Insurreição do Queimado.
As atividades, que começaram na última sexta-feira (11) com a abertura de duas exposições de arte em Serra Sede, acontecem até o próximo domingo (20), quando ocorre a Celebração Macro-Ecumênica nas ruínas do Sítio Histórico do Queimado.
Nesta quarta-feira (16), a partir das 19 horas, haverá contação de história na Praça da Estátua de Chico Prego. A atividade será comandada por Fábio Pererê e promete reunir, além de nomes da cultura serrana, diversos moradores da região.
Na quinta-feira (17), a partir das 18h30, acontece na Câmara Municipal da Serra, uma sessão solene para celebrar os 167 da Insurreição do Queimado. No local, serão realizadas ainda apresentações de Fábio do Carmo (violão) e Teodorico Boa Morte (poesia).
Teatro na praça
No sábado (19), a programação volta a ativa com a peça teatral “Chico Prego: Um Grito de Liberdade”, que será realizada na Praça da Igreja Matriz, em Serra Sede, a partir das 20 horas.
A peça relata a história do próprio Chico Prego, um dos personagens mais importantes da história da Serra e do Espírito Santo. Protagonista da Insurreição de Queimado, Chico Prego liderou um grupo de negros escravos revoltados com uma promessa de liberdade que terminou não cumprida.
A história
A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo.
O fato aconteceu em 19 de março de 1849 quando houve a revolta, segundo pesquisadores, por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra.
Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião que foi liderada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos. Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850. Hoje, nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.
A 6ª Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos é organizada pelo Fórum Chico Prego e realizada pela Prefeitura Municipal da Serra, através das secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), e conta com apoio do Conselho Municipal do Negro e da Academia de Letras.