Programa Adolescente Cidadão é destaque em congresso na área de saúde

Mais de 17 mil adolescentes serranos já participaram das atividades oferecidas

Programa Adolescente Cidadão é destaque em congresso na área de saúde

Texto: Márcio Scheppa - Foto: Solange Pipper e Divulgação/PMS

O Programa Adolescente Cidadão (PAC), ligado à Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Prefeitura da Serra, foi destaque no VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente (CISCA), ocorrido de 19 a 22 de maio, na Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Emescam.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados alcançados pelo Programa, que já atendeu mais de 17 mil adolescentes serranos. “No PAC, trabalhamos saúde e educação por meio de roda de conversas, oficinas e outras atividades que levam este público a refletir sobre a mudança do corpo, da maneira de pensar, dos objetivos da vida”, explica a assessora técnica pedagógica do Programa, Leila Paiva Souza Ferreira.

Presente em 16 escolas de ensino fundamental do município, distribuídas em 13 bairros, o PAC tem como objetivo geral contribuir para a diminuição da vulnerabilidade social dos estudantes, por meio de ações preventivas e inclusivas nas áreas de educação, saúde, esporte e cultura.

Nas diversas atividades desenvolvidas, os adolescentes são incentivados a discutir e refletir em grupo, além de obterem mais informações sobre os serviços, projetos e programas oferecidos pela municipalidade.

Saiba mais

Uma das ações é o projeto “Exemplos de Vida” (foto), desenvolvido pela ArcelorMittal Tubarão em parceria com o PAC, oportunidade em que há a troca de ideias e de experiências de vida entre os profissionais da empresa e os estudantes da rede municipal de ensino.

Outra iniciativa é o “Fique Esperto”, com diálogos e dinâmicas para incentivar a organização da vida escolar, com 2.259 estudantes atendidos. Outra atividade coordenada pelo PAC é o “Papo Legal”, que esclarece sobre as transformações que ocorrem durante a adolescência, prevenção da gravidez precoce, DST e outros temas relacionados à saúde, com 2.724 estudantes atendidos.

O PAC oferece também oficinas de teatro, cursos de informática básica e de auxiliar de escritório entre outras iniciativas realizadas com diversos parceiros institucionais.

Somando todas as iniciativas, o Programa atingiu a marca de 6.857 adolescentes atendidos, durante o ano de 2015.