Primeira edição da Corrida São José do Queimado acontece neste domingo (24)

A corrida tem início às 7 horas da manhã, com largada em frente à Igreja Matriz de Serra Sede

Primeira edição da Corrida São José do Queimado acontece neste domingo (24)

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Everton Nunes

Neste domingo, dia 24 de março, acontece a 1ª Edição da Corrida São José do Queimado, em homenagem à Insurreição de Queimado, que é comemorado no dia 19 de março e completou 175 anos em 2024. A corrida tem início às 7 horas da manhã, com largada em frente à Igreja Matriz, no Centro da Serra.

Ao todo, os atletas vão correr um trajeto de 16 quilômetros até a chegada nas ruínas da Igreja de São José do Queimado. A corrida é realizada pelo Fórum Chico Prego e conta com o apoio da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

A história

A Insurreição de São José do Queimado, um movimento que faz parte da história cultural da Serra e é considerado o maior movimento contra a escravidão que já aconteceu no Estado do Espírito Santo.

A insurreição aconteceu em 19 de março de 1849 quando houve a revolta dos escravos por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra.

A rebelião foi liderada por Chico Prego, Elisiário Rangel e João da Viúva, e contou com a participação de mais de 300 pessoas escravizadas, entre homens e mulheres, com o objetivo de tomar a liberdade prometida.

A maioria dos protestantes foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário Rangel, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. João da Viúva foi enforcado na Vila do Queimado, Chico Prego, foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.