Agência Móvel do Trabalhador atende cerca de 500 pessoas em um mês

Ofertas de emprego estão em alta e a van tem intensificado as ações

Agência Móvel do Trabalhador atende cerca de 500 pessoas em um mês

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Secom-PMS

Por onde passa, a Agência Móvel do Trabalhador tem levado esperança e, principalmente, mudança na vida das pessoas. Em apenas um mês, em setembro, a van da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) da Serra atendeu cerca de 500 pessoas em vários bairros.

O serviço começou a ser ofertado em abril deste ano e, desde então, mais de 1.200 munícipes foram atendidos, sendo encaminhados para vagas de emprego. Foram cerca de 20 bairros visitados, além dos atendimentos nas ações especiais da Prefeitura da Serra, como o Serra + Cidadã e o programa Valorizar.

Nesta sexta-feira (30), a van esteve pela manhã dentro do Terminal de Laranjeiras. Dezenas de pessoas pararam e buscaram informações sobre as mais de 500 vagas de emprego, muitas recebendo encaminhamento para alguma empresa. As vagas são disponibilizadas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Serra.

Em setembro, além do Terminal de Laranjeiras, a Agência Móvel do Trabalhador passou ainda por Jacaraípe, Barcelona, Nova Almeida, Planalto Serrano, Cidade Pomar, Jardim Carapina e Solar de Anchieta. Para outubro, mais ações serão programadas.

Com a chegada do fim do ano, as ofertas de emprego aumentam, sobretudo no comércio, no setor de serviços e no setor de logística. A expectativa é que os encaminhamentos aumentem ainda mais.

A secretária de Trabalho, Emprego e Renda do município, Cláudia Silva, reforçou o objetivo principal do programa.

“O que pudermos fazer para levar os serviços da prefeitura até o munícipe, vamos fazer. A van é a forma de levar a estrutura do Sine para perto das pessoas, nos bairros, acolhendo aquele que precisa de emprego, mas não tem condições nem mesmo de se deslocar em busca de vaga", afirmou.

Vale destacar que, além dos encaminhamentos para as vagas de emprego, a Agência do Trabalhador Móvel também dá orientações para recebimento de seguro-desemprego e para carteira de trabalho.