Agente Venturin assume comando provisório da Guarda da Serra
Corregedora da Guarda Municipal assume comando temporário e reforça compromisso com a segurança

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Divulgação
Em razão das férias do comandante Nascimento, a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra terá um novo comando provisório. Quem assume temporariamente a liderança da corporação é a corregedora Jéssica Venturin da Silva, de 35 anos, que atua na Guarda Municipal há seis anos e meio.
Em entrevista, Venturin falou sobre os desafios e prioridades que espera enfrentar durante sua gestão temporária à frente da corporação. Ela destacou que assumir o comando da Guarda Civil Municipal, mesmo que temporariamente, envolve desafios importantes, como manter a continuidade das operações, garantir o alinhamento da equipe e responder com eficiência às demandas da comunidade.
A comandante provisória deixa uma mensagem para a população da Serra. “Quero reafirmar o compromisso da Guarda Municipal com a proteção e o bem-estar da nossa população. Durante este período no comando, estarei dedicada a manter a segurança e a ordem pública com responsabilidade, transparência e dedicação. A população pode continuar contando conosco”, diz.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que a escolha de Jéssica Venturin para o comando provisório da Guarda Municipal se deve às suas qualidades técnicas, habilidades de gestão e ao comprometimento exemplar da servidora.
“A experiência, a competência e a dedicação de Venturin garantem a continuidade do trabalho de excelência da corporação durante esse período. Estamos confiantes de que, sob sua liderança temporária, a Guarda Municipal manterá o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, fortalecendo as ações de prevenção e o atendimento às demandas da comunidade”, afirma.
Confira, abaixo, uma entrevista com a comandante provisória da Guarda da Serra, Jéssica Venturin:
Quais são as prioridades para garantir a continuidade do trabalho do comandante Nascimento durante esse período?
“Minha prioridade será fortalecer o patrulhamento comunitário, apoiar as operações conjuntas e valorizar profissionalmente a tropa, mantendo coerência, disciplina e foco nos resultados positivos que já vêm sendo alcançados. Quero estar próxima da tropa, ouvir sugestões e reforçar a importância do papel de cada um. Uma equipe valorizada é uma equipe mais engajada e eficiente.”
Como pretende motivar a equipe durante sua gestão?
“A motivação da equipe passa pelo respeito, pelo reconhecimento do trabalho de cada servidor e pelo exemplo. Quero estar próxima da tropa, ouvir sugestões e reforçar a importância do papel de cada um. Uma equipe valorizada é uma equipe mais engajada e eficiente.”
Como está se preparando para lidar com situações de emergência?
“Tenho uma trajetória sólida dentro da Guarda Municipal e experiência em lidar com situações críticas. Além disso, conto com uma equipe altamente capacitada e preparada. Estamos sempre em constante atualização e treinamento, o que nos permite agir com rapidez e estratégia em situações de emergência.”