Alegria, forró e cuidado: usuários dos CAPS celebram o Arraiá da Saúde Mental na Serra
Evento promove acolhimento, vínculo e inclusão para usuários dos CAPS da Serra, fortalecendo o cuidado em liberdade e a convivência social

Texto: Amanda Drumond
- Foto: Amanda Drumond/PMS
Os integrantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Serra tiveram uma tarde de muita alegria, dança e brincadeiras, ao som de muito forró, no Arraiá dos CAPS do município. O evento foi realizado na Unidade Regional de Saúde (URS) de Valparaíso, nesta quarta-feira (23).
Atualmente, a Serra possui três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS Álcool e Drogas (AD), o Mestre Álvaro (Transtorno) e Infantojuvenil (CAPSi), com uma média de 300 pessoas em acompanhamento por mês, com alimentação garantida, atendimentos individuais; grupos terapêuticos; grupos de família; Oficinas Terapêuticas.
A superintendente de Atenção Especializada à Saúde da Serra, Karina Daleprani, explicou que momentos como o Arraiá dos CAPS vão muito além da diversão: as oficinas terapêuticas e os eventos culturais fazem parte do projeto terapêutico singular de cada usuário, promovendo autonomia, habilidades sociais e vínculo com a equipe.
Isso, segundo Karina, fortalece o sentimento de pertencimento, promovendo o cuidado em liberdade e a reintegração social dos usuários.
“Na Serra, trabalhamos para que cada pessoa em acompanhamento nos CAPS tenha acesso não só ao tratamento clínico, mas também a espaços de convivência, afeto e expressão. Ver famílias inteiras compartilhando suas vitórias reforça a importância do nosso trabalho e do SUS como rede de cuidado.”
Entre os convidados, estava Danieli Sofia de Freitas, de 34 anos, mãe do Davi Augusto, de 6 anos, que faz acompanhamento no CAPSi. A embaladora contou que o filho apresentou uma evolução enorme, principalmente, na interação e fala, desde que começou a frequentar o Centro.
“O CAPSi é importante em todos os aspectos da minha vida. Ele tinha dificuldade para segurar um copo, um pão e até para contar de 1 a 10 na escola. Hoje ele já consegue fazer tudo isso. Eu não vejo meu filho sem terapia hoje em dia, porque nós passamos por essa fase sem esse cuidado e ele começou a regredir. Eu não quero nunca mais passar por isso”, afirmou.
A mãe ainda afirmou que eventos como o Arraiá permitem que o filho dela e os outros usuários consigam interagir, socializar e participar, como qualquer outra pessoa poderia.
O Arraiá dos CAPS é mais um exemplo de como o cuidado em saúde mental pode — e deve — ser leve, inclusivo e acolhedor, respeitando a singularidade de cada sujeito e ampliando os espaços de participação social
CAPS na Serra
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pontos estratégicos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que oferecem serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, compostos por equipes multiprofissionais, voltados a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial.
Conheça as unidades da Serra:
- O CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD): serviço específico para o cuidado e atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência de problemas com álcool e outras drogas; Funciona através do Plantão de Acolhimento sem agendamento, às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A sede fica na rua Álvares Cabral, 213, em Parque Residencial Laranjeiras.
- O CAPS Infanto-juvenil (CAPSi): atende crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, com comprometimento psíquico como autismo grave, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e substâncias psicoativas. O acolhimento é agendado por telefone (3328-3153/98166-1391) toda quarta feira, às 7h.
- CAPS Transtorno: atende adultos, acima de 18 anos que estejam comprometidos psiquicamente. Estão incluídos nesta categoria os transtornos mentais graves e persistentes como Esquizofrenia, psicoses, neuroses graves, bipolaridade e etc. O acolhimento acontece por demanda espontânea, de terça à sexta-feira, 8h as 17h, e segunda-feira, a partir das 14h.